08/05/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

Putin não deve cair, ao menos não agora, mas balançou

Raphael Tsavkko Garcia fala dos grandes momentos de análise política de petistas putinistas

Publicado em 27/06/2023 10:14 - Raphael Tsavkko Garcia

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Prigozhin e o grupo Wagner podem ter recuado, mas deixaram Putin numa situação complicada. Suas fraquezas foram demonstradas. Uma parte pequena de suas forças, mercenários, cortou toda a linha de suprimentos do exército e marchou sem oposição até quase chegar a Moscou.

A popularidade de Putin, algo que ele preza muito, foi arranhada. Tremendamente. Sua posição diante de oligarcas, de que pode defendê-los e garantir seus lucros, ficou abalada. Putin não deve cair, ao menos não agora, mas balançou.

E, mais importante, Prigozhin e o Grupo Wagner são a elite do exército russo que tem forçado jovens sem experiência a se alistar e dado treinamento pífio. Mesmo que as filas do grupo sejam absorvidas pelo exército, a moral é baixa e os generais russos já mostraram não serem isso tudo.

Putin perdeu o grupo que tem lutado mais ferozmente na Ucrânia e que também tem servido de bucha de canhão, como em Bakhmut. A perda pro poderio militar russo é gigantesca. A Ucrânia tem que se aproveitar disso.

Lembrando que Prigozhin não queria tomar o poder. Ele é mercenário. Ele queria mostrar poder, controlar o exército russo, bater de frente com o Shoigu – por isso ele não foi até Moscou, ele não teria o que fazer, ele não tinha o objetivo de derrubar Putin e Putin não cedeu (ao menos publicamente) um milímetro até o recuo de Prigozhin até o acordo com Lukashenka, que dificilmente proporia acordo sem pedir antes benção ao Putin.

Enquanto a Rússia se desintegra em uma guerra civil e o ditador bielorruso se prepara pra fugir do país com medo de perder o backing de Putin, os ucranianos comem pipoca e lembramos com carinho dos grandes momentos de análise política de petistas putinistas….

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Raphael Tsavkko Garcia


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *