29/05/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

A extrema direita global está se movendo

Depois de Musk se meter em assuntos brasileiros ao lado da extrema-direita bolsonarista, fascistas e neonazistas se reúnem em Bruxelas

Publicado em 19/04/2024 1:26 - Raphael Tsavkko Garcia

Divulgação Ilustração: Matt Chase

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A extrema-direita global está se movendo. Depois de Elon Musk se meter em assuntos brasileiros ao lado da extrema-direita bolsonarista, agora vários destacados fascistas e neonazistas se reuniram em Bruxelas em um evento para arrecadar fundos e o prefeito de St Josse – em Bruxelas – mandou acabar com a farra.

O evento já havia sido cancelado duas vezes e agora resolveram levar adianta sem avisar às autoridades.

Dentre os presentes fascistas como Farage, Zemmour e nazistas como Tertsch (Vox) e Vandendriessche (vlaams Belang) defensores de teorias neonazis como “great replacement” e conhecidos por usar termos de cunho nazista em discurso público até no Parlamento Europeu.

A extrema-direita precisa arrecadar fundos, já que a UE cortou o grosso do financiamento russo que recebiam (viu turma do PT, quem Putin financia?) e estão na pindaíba.

Entrementes, o “jornalista” à serviço do Musk e da extrema-direita brasileira surgiu defendendo conferência fascista e nazista em Bruxelas… A extrema-direita global está no ataque sequestrando a ideia de liberdade de expressão.

Muita gente até hoje se pergunta “como pudemos deixar o nazismo acontecer?” Os sinais estavam lá. E hoje, de novo, seguem presentes. Mas tem “liberal” que acha que tudo é “liberdade de expressão.” quando der merda de novo não reclamem. Aliás, Ucrânia paga o preço – até com apoio da esquerda!

BIG TECHS E FASCISMO

Quando Tech Bros acham que não precisam respeitar a lei de países apenas porque se acham todo-poderosos… Esse é o perigo real do tecno-fascismo travestido de libertarianismo. Vê se esse idiota que contrata aspones pra divulgar suas loucuras faz isso nos EUA.

Se eu acho que o Moraes exagera? Com certeza. Eu não concordo com toda decisão dele. Agora, vir um gringo se achando todo-poderoso, dando voz pra neonazis e extremistas de direita, achando que o BR é república bananeira?

Elon Musk não é um simples cidadão expressando sua opinião. Ele é um bilionário que controla uma rede social gigantesca e que tem se aliado com vozes de extrema-direita e neonazis e que tenta, agora, minar a democracia brasileira.

Uma coisa sou eu, um zé ninguém, reclamando que não concordo com o Moraes. Outra coisa é um bilionário dizendo que vai se recusar a obedecer as leis do Brasil apenas porque ele acha que tem o poder. O que ele fala tem alcance. E pior, aparentemente o chilique do Musk está sendo coordenado com ativistas extremistas no Brasil e deputados de extrema-direita. Ou seja, ele está usando seu poder para efetivamente tentar influenciar a política brasileira.

Agora, “regulação das redes” como tem deputado por aí e muito petista defendendo não é a solução. O que eles defendem é censura. É o outro lado da moeda do que propõe o Musk. Um quer liberar geral, outros querem impedir que qualquer um que eles não gostam fale.

Dado importante: Musk AMEAÇOU não respeitar decisões – no entanto ele segue cumprindo. Vamos ver se vai ficar só na bravata. O fato é que ele tá comprando uma briga que não tem como ganhar.

O grosso dos usuários não vai usar VPN se Xandão mandar suspender isso aqui. Ele via perder rios de dinheiro e um mercado que é top10 pra ele. Fora que qual msg ele passa pra outros países? Que não vai acatar decisões judiciais? Vai perder mais patrocinadores.

Ele já tem problemas hoje, especialmente amplificando vozes de extrema-direita sob desculpa falsa de ser um absolutista da liberdade de expressão, imagina se mostrar ao mundo e às empresas que ainda colocam grana aqui que ele não respeita nada nem ninguém?

Claro que ele é conhecido por comprar brigas perdidas, o valor de mercado do Twitter é, hoje, ínfimo perto do que era quando ele comprou, mas ele vai chegar ao ponto de jogar mesmo tudo no lixo só pra ajudar os amigos extremistas?

RAPHAEL TSAVKKO GARCIA

É jornalista, editor e Ph.D em Direitos Humanos pela Universidade de Deusto.

Facebook

Linkedin

Twitter

Site

Medium

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Raphael Tsavkko Garcia


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *