09/05/2024 - Edição 540

Ágora Digital

A cara do fascismo em Portugal

O jornalista Victor Barone traz as imagens e vídeos que marcaram a semana

Publicado em 07/11/2023 2:06 - Victor Barone

Divulgação Quem é a portuguesa que fez ataques xenófobos contra uma brasileira no Porto?

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma brasileira de 35 anos gravou o momento em que foi vítima de xenofobia por uma mulher portuguesa no aeroporto do Porto, em Portugal. Um vídeo gravado pela vítima mostra a portuguesa afirmando que a brasileira pode gravar o rosto dela e publicar na internet. A portuguesa é contida por outra mulher, mas ainda continua falando: “Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da puta”.

A vítima, que não quis ser identificada, disse ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela aguardava um voo de volta para Barcelona, na Espanha, onde trabalha e reside atualmente.

A confusão teria se iniciado quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira, que teria dito “aí, doeu”. A portuguesa do vídeo teria respondido: “Doeu? É problema seu” e continuou ofendendo a vítima, declarando que a brasileira “não era bem-vinda em Portugal”.

Os ataques xenofóbicos e os xingamentos continuaram mesmo após a brasileira acionar um segurança do aeroporto.

A brasileira, que tem cidadania italiana, disse ao jornal que vive na Europa há 7 anos e 3 meses e nunca vivenciou uma situação parecida com este ocorrido.

“Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido. Precisei voltar a Barcelona por conta do trabalho, mas pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”, afirmou a brasileira, sem detalhar qual medida planeja tomar. Ainda não há informações sobre a identificação da portuguesa gravada proferindo os ataques xenofóbicos.

Uma matéria de TAB mostrou que o caso da brasileira não é isolado. Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português divulgados em 20 de setembro indicam que são quase 400 mil brasileiros vivendo no país — sem contar os que estão sem documentos e quem têm dupla cidadania. Estimativas de estudiosos do fenômeno imigratório avaliam que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro disso.

Portugal tem 10,4 milhões de habitantes — portanto, a depender da estimativa, os brasileiros representam entre 4% e 8% da população.

A reportagem de TAB também apresentou o relato de brasileiros chamados de “lixo” e ouvindo frases como “mulheres brasileiras são putas”.

RACISTA

O desembargador Ney Bello reformou a sentença que havia absolvido Filipe Martins, assessor Especial para Assuntos Internacionais do governo Jair Bolsonaro (PL) do crime de racismo.

A decisão inicial proferida pelo juiz da 11ª Vara Criminal do Distrito Federal havia encerrado o processo, argumentando que o gesto não configurava um crime. No entanto, Ney Bello discordou, salientando a presença de fortes indícios que exigiam uma análise mais aprofundada. Ele afirmou que, dada a gravidade dos indícios, a absolvição sumária não era apropriada, e o processo seguirá na primeira instância.

A ação em questão ocorreu durante uma sessão remota do Senado em março de 2021, enquanto Filipe Martins acompanhava o então Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para discutir questões relacionadas à pandemia de Covid-19.

O gesto, com forma arredondada entre o indicador e o polegar, foi classificado como “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação, organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio.

RATAZANA

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), uma das figuras mais extremistas dentro do bolsonarismo, fez uma comparação desumana entre a população palestina, que está sofrendo intensos ataques por parte das forças militares de Israel, a roedores.

Em um post em sua conta no X, antigo Twitter, realizado no último dia 2, a representante da extrema direita compartilhou uma ilustração que retrata um rato portando uma bandeira da Palestina, prestes a ser capturado por uma águia que segura a bandeira de Israel e ostenta também a bandeira dos Estados Unidos em suas asas. Há bombardeios no fundo da imagem.

Na legenda da publicação, Zambelli colocou um versículo bíblico. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Isaías 40:31”, escreveu.

A postagem de Zambelli está provocando uma série de críticas, e a deputada está enfrentando acusações de endossar as ações de genocídio conduzidas por Israel na Faixa de Gaza. Por exemplo, o perfil “Palestina Hoy” escreveu nos comentários: “Este é um chamado ao genocídio. Que vergonha você ser cúmplice do genocídio”.

A conta da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) condenou de forma dura a postagem da deputada federal nas redes sociais. “Sim, nós vimos a ‘postagem’ da Carla Zambelli. Não vamos reproduzir aqui. Estamos fartos de racismo e discurso de ódio contra os palestinos. A imagem representa palestinos como ratos. A estética é nazista, mas aquilo é a mais pura propaganda sionista. Sem tirar nem pôr”, ressalta a federação.

NAZISTAS

A máquina de propaganda nazista de Adolf Hitler retratou judeus na Europa como ratos, vendendo a ideia de que eram praga a ser exterminada. Isso preparou terreno para a execução de milhões em câmaras de gás, fuzilamentos e fome na Segunda Guerra. Depois do holocausto, semoventes que tenham passado pelo banco da escola aprendem o que está por trás dessa associação. Menos a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli.

Em uma postagem em suas redes sociais, nesta quinta (2), Zambelli publicou uma imagem de um rato com a bandeira palestina sendo caçado por uma águia com as flâmulas de Israel e dos Estados Unidos. Ao fundo, prédios de Gaza em chamas. Como legenda, usou um versículo da Bíblia.

Repetiu assim uma estética aplicada como tática de desumanização. Ratos foram empregados sistematicamente por aqueles que queriam retratar seu alvos como algo a ser exterminado na maior parte do século 20, mas sem dúvida as imagens mais bizarras foram produzidas na década de 1930 para representar os judeus na antessala da guerra.

A postagem de Zambelli não incomoda apenas palestinos, mas também muitos judeus por ressuscitar uma das piores práticas da propaganda ideológica. Isso não acaba com guerras, pelo contrário, as semeia, como já vimos na História.

GENTE DE BEM

O executivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Guilherme Horácio Colombo, marido da deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC), se envolveu em uma confusão e agrediu integrantes do PL de Santa Catarina, entre eles três idosos. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência como vias de fato, liberando na sequência do registro os envolvidos na agressão.

DEMONIZAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e sua esposa, Heloisa Bolsonaro, resolveram dar um trato no visual. Dudão fez harmonização facial, conjunto de procedimentos que visam melhorar a harmonia do rosto. Já Heloisa, por sua vez, realizou vários procedimentos pelo corpo, incluindo o bumbum.

Dudão não foi o primeiro da família a fazer harmonização facial. Seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também passou por processo semelhante em agosto deste ano. O procedimento, que é sucesso entre personagens da mídia e influenciadores digitais, custou cerca de R$ 84 mil. Nele, o sorriso de Bolsonaro foi o grande alvo: o ex-presidente investiu R$ 3 mil em cada um de seus 28 dentes para esbanjar uma arcada dentária “perfeita”.

VOZ DA RAZÃO

O presidente americano, Joe Biden, foi interrompido por uma rabina enquanto discursava em uma ação de campanha na cidade de Minneapolis.  Ela se levantou e solicitou que o político peça cessar-fogo “imediatamente” entre Israel e o grupo extremista Hamas. O governo norte-americano está apoiando Israel no conflito, inclusive com o envio de ajuda militar.

LIXO FASCISTA

Alçado à Câmara Federal junto à escória fascista aliada à Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) foi calado aos gritos de “assassino” ao tumultuar a audiência pública convocada por João Daniel (PT-SE) para debater o genocídio contra palestinos em Gaza.

Leia outros artigos da coluna: Ágora Digital

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *