19/05/2024 - Edição 540

Legislativo

Pedro Kemp denuncia falta de medicamentos em MS e cobra solução urgente para o problema

Publicado em 18/02/2022 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) fez pronunciamento durante a sessão legislativa on-line, na quarta-feira (15), e denunciou a falta de medicamentos de alto custo em Mato Grosso do Sul. O parlamentar cobrou solução urgente para o problema.

Kemp tem recebido vários pedidos e reclamações dos pacientes com doenças graves que estão em busca de medicamentos de alto custo, em falta na Rede Pública de Saúde. Segundo o deputado estadual, o problema atinge tanto as secretarias de Saúde municipais como a Casa de Saúde, mantida pelo Governo do Estado.

“Tenho registrado diversas reclamações de pessoas que procuram e não encontram. São pacientes portadores de doenças graves e fazem uso de medicamentos contínuos e estão passando por uma situação muito difícil. Nós sabemos que os governos estiveram com a atenção voltada à Covid-19, com procedimentos como cirurgias canceladas e recursos represados para a pandemia, mas a situação precisa ser revista, pois estamos vendo que esses medicamentos deveriam ser entregues e de oito a seis meses para cá estamos percebendo esse desabastecimento”.

“Muitas vezes nos procuram e nós encaminhamos as que estão em vulnerabilidade social à Defensoria Pública, ou ainda para denúncias junto ao Ministério Público, para ajuizar ações e isso acaba expondo a falta de abastecimento desses medicamentos. Quero inclusive parabenizar o trabalho dos defensores com a população de baixa renda, que precisa garantir os seus direitos à saúde e à vida, mas faço esse apelo aos secretários de Saúde de todo o Estado que deem atenção a essa questão, pois, por exemplo, quem precisa de anticonvulsivo passa a desenvolver outros problemas decorrentes das convulsões não controladas”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *