15/06/2024 - Edição 540

Legislativo

Carlão fala da importância dos Profissionais do Sistema de Limpeza Pública e Urbana, destacando Leis para os Garis

No Dia do Assistente Social, Presidente da Câmara fala da importância da valorização destes profissionais e atuação nas escolas

Publicado em 17/05/2024 5:28 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com o objetivo de valorizar os Profissionais do Sistema de Limpeza Pública Urbana do Município de Campo Grande, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal, destacou ser autor da Lei 6.117/18, que instituiu no calendário oficial de eventos o Dia Municipal do Gari, comemorado anualmente em 16 de maio. Ele também é autor da Lei 6.245/19 que criou o Programa de valorização dos profissionais do setor.

“A ideia é promover a valorização e integração destes profissionais tão importantes para cidade e que muitas vezes são esquecidos. A Lei discorre sobre a realização por parte do Executivo de atividades esportivas, culturais e educacionais. Realização de palestras sobre a conscientização da relevância dos trabalhadores da Limpeza Pública Urbana em órgãos públicos e privados. Dia de lazer composto de atividades esportivas, culturais e educacionais, e homenagens”, explicou Carlão.

Conforme pontuou Carlão, o trabalho dos garis, muitas vezes é encarado com preconceito, relacionando esses trabalhadores a pessoas inferiorizadas por lidarem com lixo.

“Infelizmente ainda existe preconceito, muitas pessoas ainda os tratam como inferiores. Porém, os garis merecem respeito, pois sua função é fundamental, deixando a cidade mais limpa e conservada. Sem eles seria um caos. Precisamos reconhecer esses trabalhadores e homenageá-los porque são trabalhadores importantes para cidade e exercem função digna de reconhecimento, assim como todas as profissões”, concluiu.

No Dia do Assistente Social o vereador Carlão fala da importância da valorização destes profissionais e atuação nas escolas

Neste 15 de maio, Dia do Assistente Social, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, falou da importância destes profissionais para facilitar o acesso aos complexos sistemas de assistência, garantindo a quem precisa serviços e programas essenciais. O parlamentar destacou ser autor de duas Leis em reconhecimento a categoria e sua atuação nas escolas.

“Sou autor da Lei 4.993 de 2011 que instituiu o Dia Municipal do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio de cada ano, como reconhecimento ao valor destes profissionais e a Lei 5.192 de 2013 que Dispõe sobre a obrigatoriedade da atuação do Assistente Social na Rede Municipal de Ensino nas Escolas e Ceinfs de Campo Grande. São profissionais que orientam a população em situação de vulnerabilidade como defensores dos direitos sociais, trabalhando para garantir que sejam tratadas com dignidade e justiça”, disse Carlão.

Ainda não foram contratados Assistentes Sociais para atuarem nas escolas, mas o parlamentar tem cobrado a execução da lei, inclusive porque também existe legislação federal neste sentido. “Tenho oficiado, já fizemos audiências públicas para que a política de assistência social na Reme seja realizada em parceria com a Rede Socioassistencial do Município. Minha expectativa é que a demanda cotidiana seja atendida, mas minha cobrança permanece”, explicou Carlão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *