25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Deputado Geraldo Resende Reforça Compromisso com Saúde Indígena em Reunião com Secretário do Ministério da Saúde

Ele reforçou a importância dessas medidas para a promoção da saúde nas comunidades indígenas

Publicado em 31/01/2024 12:47 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No dia 31 de janeiro, durante uma reunião estratégica com o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, o Deputado Federal Geraldo Resende consolidou seu compromisso em fortalecer a saúde indígena, abordando diversas iniciativas para aprimorar as condições de saúde nas aldeias.

Destacando seu empenho em assegurar o abastecimento de água e saneamento básico nas aldeias, Geraldo Resende reforçou a importância dessas medidas para a promoção da saúde nas comunidades indígenas. Além disso, apresentou uma proposta para a instalação de uma unidade de saúde na Aldeia Bororó, em Dourados, evidenciando seu comprometimento com o acesso facilitado a serviços médicos de qualidade.

A reunião também foi marcada pela discussão do projeto do Samu Indígena, uma iniciativa pioneira que busca agilizar os atendimentos de emergência nas aldeias Jaguapiru e Bororó, representando uma concretização significativa para a população indígena.

Outro ponto relevante abordado foi a proposta de construção de mais um polo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) na região do conesul, visando ampliar e fortalecer a estrutura de saúde para a população indígena.

Na reunião, o deputado reforçou quatro pedidos prioritários, buscando o fechamento de pautas pendentes e consolidando esforços para a conquista do projeto do Samu Indígena. Ele destacou a importância dessa realização para a população indígena, ressaltando que será o primeiro do Brasil.

Além disso, Geraldo Resende reiterou seu compromisso em mediar e buscar recursos para implementar melhorias cruciais na saúde das comunidades indígenas. A reunião representou um passo concreto na busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados por essa população, demonstrando o firme comprometimento do parlamentar em promover ações com impacto positivo e duradouro na qualidade de vida dessas comunidades.

Destacando ainda a atuação proativa do grupo de trabalho, em parceria com a Sanesul, Geraldo Resende ressaltou que, apenas com o levantamento inicial, já foi possível garantir água para mais de 150 famílias, evidenciando a atenção contínua à situação em todo o Estado.

O deputado também celebrou a consolidação do pedido de 300 casas destinadas às aldeias indígenas em Dourados, além de outras 630 para o restante do estado, reforçando seu compromisso com a melhoria das condições habitacionais dessas comunidades.

Além disso, o parlamentar reapresentou projetos já existentes para o Secretário de Saúde Indígena, visando fortalecer ainda mais suas iniciativas em prol da saúde dessa população tão importante para o Mato Grosso do Sul. Esses esforços reiteram o compromisso do deputado Geraldo Resende com a promoção de políticas públicas eficazes e o constante aprimoramento das condições de vida das comunidades indígenas em todo o estado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *