Legislativo
A comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a quaisquer discriminação ou preconceito
Publicado em 25/11/2022 12:30 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Na noite de quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Campo Grande realizou Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.
O evento ocorreu no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis. A solenidade foi proposta pelo vereador Junior Coringa.
A comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a quaisquer discriminação ou preconceito.
Também são ponderados atos em defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida. A homenagem foi criada por meio do Decreto Legislativo nº 690/01.
O vereador Coringa comentou o quão importante foi o momento para a Capital. “Hoje vimos o reconhecimento de pessoas e cidadãos da sociedade civil que lutam contra discriminação e racismo. Encontramos pessoas que trabalham contra o racismo e preconceito, muitos anônimos e direto na base, na periferia, então é importante dar o reconhecimento a essas pessoas”, declarou.
A advogada e aposentada Maria do Socorro de Matos foi a responsável por falar em nome dos homenageados. Como um dos seis nomes que receberam a Medalha por meio de indicação da Casa, Maria do Socorro se emocionou ao lembrar da chegada ao Mato Grosso do Sul quando migrou ainda criança do Nordeste e das discriminações que enfrentou durante sua trajetória.
“Durante os últimos séculos fomos vistos como pessoas marginalizadas, sem cultura, sem conhecimento, mas ainda temos muito que contar. Temos uma história rica, de superação, de resistência no brasil e estamos lutando hoje também por reparação”, resumiu.
A jornalista Jacklin Andreucce, homenageada do vereador Coronel Alírio Villasanti, disse que o desafio para o futuro é desconstruir o racismo estrutural que moldou as bases do Brasil nos últimos 500 anos. “Infelizmente vivenciamos essa situação de racismo em nosso país. A luta não vai acabar enquanto não tivermos uma sociedade que desconstrua esse racismo estrutural”.
Segundo ela, as homenagens são exatamente para dizer que o que muda é apenas a cor da pele. “Dias como esse são exatamente para dizermos à sociedade que nós somos iguais a todos, o que muda é a cor da pele, mas o que nós queremos é a igualdade, por isso estamos aqui para falar dessa necessidade de desestruturar esse racismo e a gente sabe que as coisas vão mudar aos pouco”, diz.
Maria do Socorro ainda enalteceu a figura de Zumbi dos Palmares e a esposa, Dandara, figura feminina negra relembrada pela maioria das mulheres homenageadas. Ela comenta que ambos tiveram a coragem e ousadia de libertar e formar o povo negro.
“Essa homenagem significa a luta e resistência de Zumbi dos Palmares e de Dandara, da ancestralidade do nosso povo negro que durante 500 anos viveu as piores atrocidades de escravidão no Brasil”, finalizou.
Quem foi Zumbi?
Zumbi dos Palmares, foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. Ele nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Importante guerreiro na história brasileira, Zumbi foi um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América.
Confira os homenageados
Ayrton Araújo – William Wagner Ilario
Betinho – Paulo César Silva e Wellington Santos
Camila Jara – André Luís da Silva Lima e Andreia Souza Cassio
Carlos Augusto Borges – Luana Melsa Cavalcante Leão e Valdelice Pereira Da Silva
Coronel Alírio Villasanti – Jacklin Andreucce Medeiros Ramos e Lid Karoline Fernandes Duarte
Delei Pinheiro – Aparecida Maria Rodrigues Correia
Dr. Jamal – Jonas da Silva Souza e Fabiana Lucia de Souza
Dr. Loester – Eloisa Fernandes e Ana Paula Ribeiro de Souza
Dr. Sandro – Isaias Celestino Pinheiro e Sthéfany de Jesus Silva
Dr. Victor Rocha – Ednir de Paulo e Moacir Barbosa da Silva
Edu Miranda – Celso de Oliveira e Adão Luiz de Jesus Almiron
Gilmar da Cruz – Romario dos Santos Borges e Benedito da Conceição Neves
Junior Coringa – Gaspar Bernardo de Araújo e Rosangela Franco Riquielme
Otávio Trad – Deamir Lemes Ribeiro e Anderson dos Santos da Silva
Papy – Eugenia Portela de Siqueira Marques e Alex Figueiredo de Araújo
Professor Juari – Ingrid Silva dos Santos e Leila Aparecida da Silva
Professor Riverton – Leila Terezinha Lima Sabino Santos e Vera Lúcia Machado da Silva
Ronilço Guerreiro – Romilda Neto Pizani e Ronaldo Jefferson da Silva
Silvio Pitu – Eunice Nazareth dos Santos e Ettore Acácio de Oliveira
Tabosa – Erika Souza Pedraza e Cristiane dos Santos Oliveira
Valdir Gomes – Ivone Hermenegildo e Everton dos Santos de Santana
William Maksoud – Juliana Ribeiro do Nascimento e Angela Maria de Brito
Câmara Municipal – Elson Celestino Pinheiro, Ricardo Lopes Morais Gondim, Avadilson Ricardo, Aparecida Maria Rodrigues Correia, Maria do Socorro de Matos e Rafael Augusto Oliveira Belo.
Deixe um comentário