28/02/2024 - Edição 525

Campo Grande

Governo amplia capacidade de internação de pacientes graves com Covid-19

Publicado em 06/08/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo do Estado ativou mais 10 novos leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), referência no atendimento de (Covid-19) em Mato Grosso do Sul. Nos últimos quatro meses a Capital mais que dobrou a capacidade de internação de pacientes em estado crítico, através da contratualização de leitos na rede pública, privada e filantrópica. O número de leitos de UTI passou de 116 para 285.

A disponibilização de novos leitos de UTI assegura a assistência adequada ao paciente em estado grave e contribui para manter a estabilidade na taxa de ocupação de leitos de UTI no município.

Segundo o censo elaborado pela Divisão de Monitoramento Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a ocupação global de leitos críticos no município estava em 82% até o último dia 5. Isso significa que dos 285 leitos disponíveis 234 estavam ocupados, ou seja, 51 leitos de UTI encontravam-se vagos.

A previsão é de que até a próxima semana mais 10 leitos de UTI sejam implementados no HRMS, totalizando 111 naquela unidade hospitalar. Outros 10 leitos também estão em processo de tratativa com o Hospital Adventista do Pênfigo para serem ativados ainda este mês.

Nesta semana Mato Grosso do Sul recebeu 40 respiradores do Ministério da Saúde, que poderão ser utilizados para equipar novos leitos. As secretarias de Saúde do Estado e do Município ainda avaliam de que forma os aparelhos serão utilizados.

Testes

O aumento exponencial de casos de coronavírus na Capital levou o Governo do Estado a adotar mais uma medida para conter a doença: ampliar o horário e o número de testes RT-PCR, de biologia molecular, realizados no drive-thru de Campo Grande.

A partir desta sexta-feira (07), serão feitos atendimentos no período noturno das 18h30min às 23h30min e mais 150 agendamentos.

Atualmente, são realizados no DriveThru, 108 testes RT – PCR todos os dias, totalizando 756 por semana. Com esse incremento passarão para 258 exames de biologia molecular por dia, totalizando 1.806 testes. Se somados aos 400 testes realizados diariamente na Escola Lúcia Martins Coelho, serão 2800 por semana.

De acordo com o Coronel Marcello Fraiha, responsável pelos drive-thrus no Estado, a alteração visa entre outras coisas, oportunizar ao cidadão realizar o teste fora do horário de serviço.

Com a mudança, a Capital contará com mais de 5 mil testes semanais. Para agendar, é necessário entrar em contato com o disk covid, pelo telefone 67 3311 6262.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *