27/05/2024 - Edição 540

Legislativo

Carlão recebe novo diretor e adjunto da Funsat e destaca a importância da geração de empregos e capacitação dos trabalhadores

Presidente da Câmara também conversou com a nova presidente da Santa Casa e representantes do IBGE

Publicado em 02/12/2022 10:56 - Semana On

Divulgação Câmara CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Diretor da Fundação Social do Trabalho (Funsat) de Campo Grande, desde outubro, Paulo da Silva e seu adjunto, João Henrique Lima Bezerra, estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (01.12) no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Campo Grande, com o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Casa de Leis. Durante o encontro institucional Carlão desejou uma gestão profícua aos novos diretores da Funsat e falou da importância da geração de empregos e capacitação aos trabalhadores de Campo Grande.

“A Funsat realiza um papel importante na aplicação de políticas públicas para os trabalhadores e a geração de emprego e renda da cidade. Realização de pesquisas de dados e informações estatísticas para a identificação de oportunidades de empregos e verificação e avaliação dos níveis de desemprego para formulação de programas e projetos de desenvolvimento social. A Câmara Municipal é parceira da fundação e estamos à disposição para fortalecer ainda mais essa atuação”, afirmou Carlão.

O novo diretor-presidente da Funsat afirmou que está trabalhando para contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de fomento ao emprego e geração de renda das famílias da Capital.

“Nosso desafio é fortalecer cada vez mais os potenciais das pessoas como indivíduos, cidadãos e profissionais. Nossa prioridade será a promoção de oportunidades de trabalho e capacitação para geração de renda das famílias que escolheram Campo Grande para viver”, disse Paulo da Silva, que aproveitou a visita para protocolar pedido de parceria da Câmara para estruturação da Funsat.

Carlão também garantiu que vai pessoalmente visitar a sede da Funsat para conferir in loco o trabalho realizado pela Fundação.

Santa Casa

Carlão ecebeu na manhã de quinta-feira (01.12) a presidente recém eleita da Diretoria Corporativa da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), mantenedora do Hospital Santa Casa, Alir Terra Lima, acompanhada dos diretores Jary de Carvalho e Castro e Heitor Miguel Scheibeler e do vereador Victor Rocha. Conforme destacou Alir, que atualmente é vice-presidente da Santa Casa, a visita teve objetivo de estreitar laços com a Câmara Municipal e seus vereadores junto a nova gestão que será iniciada em janeiro de 2023.

“Fico feliz pela eleição desta 22ª nova composição administrativa da Santa Casa por entender ser fundamental para o atendimento em saúde de Campo Grande e de todo estado de Mato Grosso do Sul. Já que é referência em urgência e emergência no estado, com 80% dos atendidos provenientes do SUS. Presenciei inúmeros tratamentos importantes de amigos e familiares atendidos na Santa Casa e eu mesmo passei por cirurgia no hospital. Coloco a Câmara e acredito na colaboração de todos os vereadores para aprovar legislações que atendam as demandas da entidade e também para destinar recursos ao Hospital, seja através de emendas impositivas ou do Fundo Municipal de Assistência Social (FIS)”, disse Carlão.

A advogada Alir Terra Lima, eleita com o slogan “Por Amor à Santa Casa”, afirmou que já atua há quatro anos junto à associação e é a atual vice-presidente da entidade. Para ela é possível ampliar e melhorar o atendimento prestado pela Santa Casa, visando a saúde e salvar vidas.

“Queremos fazer uma gestão nova, com novas medidas e alcançando novos resultados. Já estamos cortando gastos, para reduzir nossos déficits e garantir a qualidade do atendimento do Hospital. Vamos buscar parcerias e implementar uma gestão em que todos possam perceber os bons resultados”, disse Alir.

IBGE

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande também recebeu o superintendente regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mario Alexandre Frazeto, Carlita Estevam de Souza, vice na superintendência e assessores técnicos do Instituto. Na pauta do encontro o pedido de ajuda aos vereadores de Campo Grande na conscientização da população para participar do Censo, já que 76,64% dos campo-grandenses participaram do recenseamento, percentual considerado abaixo do ideal.

“O Poder Legislativo Municipal se compromete em auxiliar o IBGE para atingirmos a meta do Censo 2022 na Capital. Esses dados são importantes para a elaboração de políticas públicas da saúde, crescimento econômico e demais áreas. O Governo Federal investe com base nesses dados. É o maior banco de dados do Brasil. Vamos ajudar na divulgação e conscientização da população, especialmente nos condomínios onde conforme o relato do superintendente regional os entrevistadores encontraram maior dificuldade para aplicar os questionários”, afirmou o presidente, vereador Carlão.

Conforme informações do IBGE MS, a capital possui 1.504 setores censitários, que são as unidades de trabalho dos recenseadores, compreendendo os 916.001 mil habitantes da cidade, conforme o censo de 2021. Destes, 702 mil pessoas responderam ao censo.

“Precisamos ampliar o número de pessoas recenseadas em Campo Grande, já que esses dados refletem em informações fundamentais para o desenvolvimento do Estado e dos Municípios. Enfrentamos o mesmo problema de déficit de recenseados no Estado. Estamos abaixo do percentual ideal de entrevistas, 74,78% da população sul-mato-grossense. Estamos em 9º lugar com o menor desempenho entre as unidades da federação. Por isso, pedimos ajuda da Câmara Municipal para essa conscientização”, afirmou Mario Alexandre Frazeto.

O presidente Carlão pediu ao diretor de Comunicação da Câmara Municipal, Vitor Yoshihara, para que a Casa de Leis auxilie em campanhas para divulgação da importância do Censo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *