15/06/2024 - Edição 540

Legislativo

ALEMS recebe Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos

A bancada do PT deverá receber os representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênico

Publicado em 27/05/2024 11:32 - Semana On

Divulgação ALEMS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênico estarão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta segunda-feira (27), às 16h, na sala multiuso. A reunião foi requerida pelo grupo de trabalho e deverá ter a participação dos deputados Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane, da bancada do PT, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renato Câmara (MDB).

Serão debatidos o uso de agrotóxicos, o cultivo de árvores transgênicas, prejuízos à fauna e flora e os danos preocupantes aos trabalhadores, pequenos agricultores, comunidades indígenas e tradicionais. Ainda serão abordadas alternativas sustentáveis para implementação de técnicas orgânicas, o incentivo à diversificação de cultivos e a proteção do meio ambiente.

Mato Grosso do Sul tem recebido empreendimentos dos setores de celulose e papel. A preocupação do Fórum Nacional refere-se à aplicação do produto glifosato nas plantações de eucalipto transgênico, o qual tem restrições para altas temperaturas e pode haver substâncias cancerígenas.

Já o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação e a contaminação do solo, água, fauna e flora. Em relação à saúde, os ingredientes ativos presentes nos agrotóxicos podem ser responsáveis pela esterilidade masculina, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, nos sistemas imunológico e na produção de hormônios, além de má formação fetal e desenvolvimento de câncer.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *