09/05/2024 - Edição 540

Ágora Digital

Santinho do pau oco

O jornalista Victor Barone resume a semana política

Publicado em 02/06/2023 2:19 - Victor Barone

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Deltan Dallagnol deu um passeio nos jornalistas do Roda Viva. Falou sem parar, naquele tom de superioridade moral que lhe é peculiar, inventando à vontade, tergiversando, desfiando números imaginários, eventualmente aos berros — tudo em velocidade alterada.

A moderadora Vera Magalhães agiu como a tia do deputado cassado, passando-lhe reprimendas carinhosas eventuais, e dando-lhe aqui e ali gentis palmadas no bumbum rosado. Ao final, ganhou uma charge simpática com um ataque a Alexandre de Moraes e a exibiu em suas redes como um troféu.

Agressivo, ele desafiou a bancada, a alturas tantas, a citar uma prisão preventiva “injusta” feita pela Lava Jato. Ninguém foi capaz de responder uma banalidade dessas. Para ficar apenas num caso, houve o do então diretor financeiro da empreiteira OAS, Mateus Coutinho de Sá, retirado de sua casa aos 36 anos em 2014 por policiais federais e levado para a prisão em Curitiba (PR).

Foi torturado pela ausência da filha pequena. Penou com uma depressão profunda. Condenado por Sergio Moro por corrupção, lavagem de dinheiro e pertencer a uma organização criminosa, Coutinho foi absolvido por unanimidade pelos desembargadores da 8ª Turma do TRF-4. Saiu dois anos depois, destruído.

Questionado por Bernardo Mello Franco sobre seu apoio a Bolsonaro e à extrema-direita, Dallagnol entrou num looping sobre Lula, mentindo sobre a regulação da mídia e fazendo outras ilações descabidas — de novo, sem ser incomodado.

Para se defender do processo de cassação, mencionou artigo do velho amigo Merval Pereira e editoriais do Globo, Estadão e Folha.

Nessa amnésia geral, ninguém se recordou da frieza canalha do convidado diante da morte do reitor da UFSC, Cancellier, levado ao suicídio pela delegada Érika Marena, chapa de Deltan.

O editor do Intercept não conseguiu lançar mão de nenhuma das matérias da Vaza Jato. Seu melhor momento foi quando quis saber do cristão Dallagnol como era apoiar o que Bolsonaro fez na pandemia. “Não sou gestor público”, rebateu o sujeito.

O ápice do amadorismo foi a pergunta pueril de uma jornalista da Folha sobre um possível arrependimento por entrar na política. Minha mulher cantou a bola: ele vai falar que a única maneira de combater o “sistema” era por dentro do “sistema”. Batata.

Fez piadinha sobre o fato de estar pilhado. “Meu combustível é a indignação com a injustiça”, disse. Palmas pra ele!

Por Kiko Nogueira

Deltan defendeu que as pessoas possam pregar nas redes sociais que a mulher deva ser submissa ao homem. Havia sido questionado por Vera Magalhães sobre a notícia falsa que havia disseminado dando conta de que a proposta legislativa, caso aprovada, iria censurar trechos bíblicos nas redes sociais. Segundo Dallagnol, o PL prevê restrição a conteúdos nas redes sociais que representem “riscos relacionados a violação de direitos fundamentais”. Mentira.

Deltan Dallagnol sempre será amigo de jornalistas da mídia hereditária porque eles têm um ancestral comum: o antipetismo. Estará em casa, no final das contas. Por mais desembestado, tia Vera lhe dá um colinho.

BAGULHO QUADRANGULAR

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo por tráfico interestadual de drogas. O suspeito foi detido no aeroporto de Belém, quando tentava transportar 290 quilos de skunk, uma forma concentrada de maconha. Essa apreensão poderia ser apenas mais uma entre as realizadas diariamente pela PF, porém, o avião em questão pertence à Igreja Quadrangular-PA, do tio de Damares Alves…

AH, COITADA

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apareceu com expressão abatida em um vídeo divulgado nas redes sociais. Na publicação, a parlamentar, que é uma contumaz divulgadora de fake news, admite que deve ser cassada em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Investigada no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF) e alvo de ações no TSE, a bolsonarista compartilhou seu temor de perder o mandato após se deparar com uma matéria do jornal Estadão que trata sobre sua possível cassação e também da iminente declaração de inelegibilidade de Jair Bolsonaro por parte da Justiça Eleitoral.

PRENDE ELE

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), defensor fervoroso do presidente Jair Bolsonaro, se tornou motivo de críticas e piadas nas redes sociais. Ele acionou a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para comunicar a presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em território brasileiro. Ele pediu sua prisão por suposto envolvimento com o narcotráfico.

Em dezembro de 2022, Zé Trovão confirmou que era ele quem aparecia consumindo cocaína em uma mesa também com pacotes de maconha na referida foto. O deputado, que é caminhoneiro e um dos principais articuladores de atos golpistas, foi internado naquele mês com princípio de ataque cardíaco, e a imagem que evidenciava seu envolvimento com drogas viralizou nas redes sociais. Em um vídeo enviado ao site O Município Joinville, Zé Trovão admitiu ser o homem retratado na foto, afirmando: “Essa foto é de 2017… 2018… É de uma fase da minha vida que eu não me orgulho nem um pouco e tento esquecer todos os dias”. Ele também revelou que já foi dependente químico, mas hoje se orgulha de ter vencido o vício.

MENOS UM

A Justiça Eleitoral cassou o mandato do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) pelo uso de jagunços para impedir que jornalistas mostrassem o caos na saúde do Rio de Janeiro em 2020. Conhecidos como “Guardiões do Crivella” (apelo bíblico, né?), eles tumultuavam reportagens na porta de hospitais para proteger a candidatura do então prefeito à reeleição.

GENTE DE BEM

Um policial desferiu um soco contra uma idosa de 70 anos em Igaratá, na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo…

BOAS VINDAS

Prestes a ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro resolveu testar sua popularidade na quinta-feira (1) e compareceu ao estádio do Morumbi, na capital paulista, para assistir ao jogo do São Paulo contra o Sport, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Acompanhado do governador Tarcísio Gomes de Freitas, o ex-mandatário teve uma recepção “calorosa” dos torcedores do time tricolor. Faixas com os dizeres “Fora Bozo”, “Bolsonaro porco maldito” e “Bolsonaro racista cagão”, ainda do lado de fora do estádio, já passaram o recado.

MANJA ROLA

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) não aguentou a “zoeira” das redes sociais após publicar uma foto em que aparece de sunga e se comparando ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que aparece na publicação também em traje de banho.  A publicação veio em resposta a um seguidor que questionou a sua estatura. “Quem é mais alto e que tem a melhor arma!”, escreveu. Na imagem, há a frase “cada um usa a arma que tem”.

Autointitulado agente da SWAT – uma fake news -, Marcos do Val, então, passou a ser alvo de gozação nas redes. Internautas fizeram o termo “manja rola” chegar à lista de assuntos mais comentados do Twitter e o senador, diante da “zoeira” em massa, resolveu apagar a publicação.

FRASES DA SEMANA

“Muita gente na imprensa passou a ideia de que o governo estava destruído. Passada a votação, falaram sobre a vitória do governo. A política não é uma ciência exata. Muda de acordo com o comportamento dos partidos. Somos um governo que respeita o Congresso.” (Lula)

“Os partidos comporem os ministérios é uma condição necessária, mas não basta. O presidente tem que governar com o Congresso que o povo elegeu. Teremos que nos acostumar com uma visão média entre a visão do presidente e a do Congresso”. (Renan Filho, ministro dos Transportes)

“Os parlamentares que votaram hoje a favor deste projeto [Marco Temporal] entrarão para a história como os responsáveis pela aprovação de um projeto de lei que atenta explicitamente contra a vida dos povos indígenas do Brasil”. (Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas)

“É inexplicável um país [Venezuela] ter 900 sanções porque o outro país não gosta dele. É culpa dos Estados Unidos. Bloqueio é pior do que a guerra. Guerra mata soldados, bloqueio mata crianças, mulheres, pessoas que nada têm a ver com a disputa ideológica em jogo.” (Lula)

Peço desculpas se me excedi. Isto é do futebol. Há coisas que a imprensa não tem que saber, coisas que se passam no futebol. Queria esclarecer antes que isso vire uma tempestade”. (Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que arrebatou um celular das mãos de um produtor da TV Globo)

“Você não pode ser uma pessoa presa ao dinheiro, ao pouquinho dinheiro que você tem. Nós que fazemos a obra de Deus não temos economias, nada no nosso nome. Quando você dá, está confiando, é uma oferta de sacrifício, perfeita” (Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo)

“O Brasil é o nosso principal parceiro comercial e econômico na América Latina, embora nosso faturamento tenha diminuído devido às dificuldades. A solução é simples: a transição para pagamentos em moedas nacionais”. (Vladimir Putin, presidente da Rússia, depois de falar com Lula)

Leia outros artigos da coluna: Ágora Digital

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *