11/05/2024 - Edição 540

Conexão Brasília

Porque Lula pode ser eleito no primeiro turno

Ciro Gomes meteu os pés pelas mãos e atropelou a estratégia de marketing do PT

Publicado em 19/09/2022 1:52 - Rafael Paredes

Divulgação Midjourney by Victor Barone

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A pesquisa FSB publicada nesta segunda-feira (19), aponta para um crescimento nas intenções de voto para o ex-presidente Lula de 3% da semana passada para esta. Lula cresceu acima da margem de erro e chegou a 44%. Levantamentos realizados por telefone, como é o caso da pesquisa FSB, sempre mostraram um percentual para Lula inferior se comparado as pesquisas realizadas presencialmente, como é o caso do DataFolha e IPEC. Porém, o levantamento divulgado pela FSB pode estar demonstrando duas tendências.

A pesquisa do instituto IPEC, formado por ex-executivos do IBOPE, apresentou na semana passada um crescimento do petista dentro da margem de erro de 2%. A pesquisa FSB, que coletou dados neste final de semana, pode estar apenas refletindo o crescimento das intenções de voto de Lula já identificado na semana passado. Porém, essa não é a única possível explicação.

Havia na estratégia de marketing de Lula a possibilidade de iniciar uma campanha para o “voto útil”, ou seja, incentivar aqueles eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que votariam em Lula em um segundo turno, já hipotecar apoio ao ex-presidente no primeiro. O plano pelo “voto útil” iria ser iniciado na última semana da campanha de primeiro turno para que não demonstrasse arrogância e prepotência da campanha de Lula. Daí veio o Ciro Gomes…

O marketing político tem seus limites impostos pela realidade. O frio do cronograma de peças de propaganda não compete com a temperatura do ex-governador do Ceará. Há mais de uma semana, identificando sua estagnação nas intenções de voto em seu pior nível desde quando começou a disputar a Presidência, Ciro Gomes passou a ter como alvo central de violentos ataques o ex-presidente Lula.

Muitos dos eleitores de Ciro apoiam sua candidatura pelo aparente bem delineado programa de governo, mas se identificam com a esquerda e rechaçam a possibilidade de ajudar, em alguma medida, as chances de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Percebendo que a postura de Ciro ajudava Bolsonaro, artistas, influenciadores digitais e parte histórica do partido de Ciro Gomes decidiu eles mesmos iniciarem a campanha pelo “voto útil”.

Lula pode ter o defeito que apontarem, mas não chegou à presidência da República, foi reeleito, deixou a presidência com mais de 80% de aprovação e fez a sucessora a toa. Percebendo que a realidade atropelou seu marketing de campanha, começou ele mesmo a fazer a campanha para ganhar no primeiro turno. Depois de avançar sobre os marketeiros, agora Lula deixa outros porta-vozes falarem sobre o tema enquanto fica na dele do discurso cerveja e picanha para o povo trabalhador. Um desses porta-vozes é o senador Randolfe Rodrigues (REDE).

O potencial eleitoral do presidente Jair Bolsonaro foi por meses tema de conversas nas rodinhas entre os parlamentares no Congresso Nacional durante os últimos anos. Até deputados Bolsonaristas afirmavam a possibilidade do presidente nem estar no segundo turno tendo em vista a trágica gestão da pandemia, a inflação e o comportamento reprovável do mandatário da nação. Bolsonaro resistiu bravamente, cristalizou um terço de eleitores brasileiros como sua base de apoio, deixando pouco para uma terceira via. O restante do eleitorado de centro viu na chapa Lula e Alckmin uma alternativa para vencer Bolsonaro.

Essa pesquisa FSB pode estar demonstrando justamente o resultado da antecipação da campanha pelo “voto útil”, provocada atrapalhadamente por Ciro Gomes e abraçada pelo PT por insistência de Lula. Se essa hipótese estiver correta, Lula tem grandes chances de se eleger no primeiro turno.

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Rafael Paredes


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