20/05/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

O PT é centro-direita

Raphael Tsavkko Garcia fala do lulopetismo, de Marina e de Leão Serva

Publicado em 16/09/2022 1:32 - Raphael Tsavkko Garcia

Divulgação Midjourney by Vicor Barone

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como bem apontou o Gustavo Gindre, o PT hoje é um “partido de centro-direita com uma pauta de políticas compensatórias” – e, acrescento, que mantém uma militância identitária sempre disposta a manter a base de esquerda sob controle e cabresto.

Dito isso, o PT também adora o bolsonarismo e a extrema-direita. Servem para vender a imagem (falsa) de que o partido é de esquerda e efetivamente uma alternativa. Passa a imagem de que são opostos, quando na verdade são muito mais próximos do que imaginam (ou do que ousam admitir).

O PT não é alternativa, mas é o que temos pra hoje – porque foram capazes de, com imenso sucesso, esmagar o resto da esquerda, submeter, cooptar e transformar alternativas como o PSOL em meros puxadinhos, tendência externa.

O PT entende o que é civilização – por mais que tenha enviado exército pra ocupar favelas, tenha feito Belo Monte, lei antiterrorista, tenha esmagado sindicatos, defendido repressão da PM contra movimentos sociais, levado mais jovens negros à prisão con avergonhosa lei antidrogas, etc -, o Bolsonarismo nega a própria civilização.

E o bolsonarismo seguirá vivo mesmo com uma vitória do Lula, talvez até mais radical por terem perdido o poder após sentir o gosto. E serão usados pelo PT como moeda de troca, como instrumento de chantagem, garantindo mais ainda a sobrevida da extrema-direita.

O “segundo turno ideal” se repete hoje, por exemplo, na disputa pelo governo de São Paulo. Não é que o PT não tenha aprendido, o apoio pouco velado à extrema-direita como forma de forçar o voto em si é estratégia.

Tem que eleger o Lula no primeiro turno, não existe opção e só Lula pode nos salvar (esmagando a candidatura de Ciro), etc são sintomas disso. A extrema-dirieta é a melhor arma de propaganda do PT.

O problema é que não temos para onde correr. Lembrando que boa parte da base do PT que estará no congresso não tem problema algum em apoiar Bolsonaro – o que interessa é dinheiro, poder, não a saúde do país e da população. O futuro governo do PT não será tão ruim quanto um governo Bolsonaro, isso é fato, mas será muito ruim, ainda mais submetido ao “Centrão” e ainda mais à direita – e com um cenário nacional e mundial de crise econômica e energética, com a extrema-direita ganhando cada vez mais poder na Europa, enfim…

Não resta dúvida que a única opção num eventual segundo turno é Lula, mas é uma opção medíocre. É o que temos pra hoje.

Meu medo é que os movimentos sociais sejam ainda mais tomados pelo identitarismo, pela inércia, pelo desânimo e em 4 anos a extrema-direita nos brinde com algo ainda pior que Bolsonaro.

Novamente, retomo o Gindre: “Votar em Lula é um voto derrotado, de manutenção do maior obstáculo para a reconstrução da esquerda brasileira. Mas é muito melhor enfrentar essa extrema-direita com ela fora do controle do aparelho de Estado. Mais quatro anos do bolsonarismo no poder podem criar situações irreversíveis por décadas.”

MARINA E PT

PARABÉNS, LEÃO!

Leão Serva lavou a alma dos jornalistas brasileiros – eternos alvos do ódio bolsonarista.

Douglas Garcia, que agrediu verbalmente e assediou a Vera Magalhães ontem, é o deputado Bolsonarista que louva neonazis e que me deve 10 mil reais por ter colocado meu nome e o de centenas de outras pessoas numa lista de antifascistas para nos intimidar.

Ele tem perdido em primeira e segunda instâncias diversos processos semelhantes ao meu.

Conto a história aqui.

Ter tido o celular jogado longe e ter sido expulso do local foi pouco. Já passou da hora de ser cassado – não foi pela lista de antifascistas, o que já foi um absurdo!

O Bolsonarismo é isso aí. Machinho pagando de valente contra mulher, ameaçando, intimidando…

Como sempre, todo apoio à Vera e aos demais jornalistas atacados por Bolsonaro e seus bolsominions.

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Raphael Tsavkko Garcia


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *