08/05/2024 - Edição 540

Eles em Nós

O pombo sem asa

Idelber Avelar analisa a Copa do Catar

Publicado em 25/11/2022 3:37 - Idelber Avelar

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O golaço da Copa até agora, quebrado em 5 frames e resumido na sexta foto:

Print 1: Vini dá o passe de três dedos, que Richarlison recebe com a canhota, pensando em arrematar com a própria canhota, pois viu que tinha espaço.

Print 2: A bola sobe mais que o planejado, fazendo Richarlison ter que ajeitar seu corpo até que seus olhos batem em cheio na bandeira do Clube Atlético Mineiro estrategicamente colocada na reta do ângulo do gol sérvio.

Print 3: Como a bola sobe mais do que o esperado para o arremate de canhota, Richarlison pensa rápido e faz o giro de 180˚ exatamente no momento em que seus olhos têm a visão desobstruída da Bandeira do Galo, e portanto do ângulo do gol sérvio.

Print 4: Richarlison já girou o corpo, fazendo os 180˚ completos, e ali já está só esperando que a bola caia para disparar a batida fulminante com a direita.

Print 5: A bola estufa o gol sérvio exatamente no local em que se encontra a bandeira do Galo, que foi a guia de todo esse espetacular movimento.

Print 6: Agora em zoom, o momento do giro do Pombo em diálogo com a bandeira do Galo.

Sem dúvida, o gol da Copa até agora.

FUTEBOL E TRADUÇÕES

O futebol vive cheio de clichês errados, e um deles é de que “técnico não ganha jogo”.

Ora, isso é uma bobagem. O futebol é um jogo complexo, e como em qualquer jogo complexo, as peças se rearranjam de mil maneiras, de tal forma que qualquer peça, em um dado momento, pode adquirir decisiva importância. O técnico é uma dessas peças.

*****.

Segue abaixo em vídeo a extraordinária preleção de intervalo de Hervé Renard, técnico francês da equipe da Arábia Saudita, falando em inglês aos jogadores árabes, com a ajuda de um tradutor.

No intervalo, a sua equipe perdia para a Argentina por 1 x 0 e mais 3 gols alvi-celestes haviam sido (corretamente, é verdade) anulados.

Momento chave da preleção:

“É assim que pressiona? Querem tirar uma foto com o Messi? Peguem o celular e façam uma foto com ele! Ele pede a bola e vocês ficam parados. Respeitem os torcedores. Têm que empurrá-lo e pressioná-lo!”

*****

Depois da preleção de Renard, a Arábia Saudita voltou a campo mordida, tomada de fúria santa, e virou o jogo contra a poderosa Scaloneta. Final da partida: Arábia Saudita 2 x 1 Argentina.

*****

Destaque especial para o show do tradutor, encarnando o personagem! Vivam os grandes técnicos e vivam os tradutores!

NÃO TEM MOLEZA

Nunca houve, Sras e Srs, jogo fácil contra a Iugoslávia.

No print abaixo, W são vitórias da Iugoslávia, L são vitórias do Brasil, e D são empates. [antes do país se dividir]

Em geral a gente ganha ou dá empate; mas, quando ganha, nunca é de goleada. E nunca é fácil.

1˚ tempo normal de estreia de Copa. Não desgostei, não. Bom 2˚ tempo pra todo mundo!

DICAS E DROPS

Para quem está no pique de Copa do Mundo, aí vão alguns drops.

* Quem quiser comentário de qualidade sobre as seleções, sem achismo nem estereótipos nacionais, e com muito conhecimento das variações táticas de cada time, a dica é o canal do Rafael Oliveira no YouTube. A série de vídeos (com duração perfeita, 18-22 minutos) cobre todas as 32 seleções.

* No Brasil, a parte divertida da história é que temos nossas melhores chances em termos de solidez e qualidade do grupo desde 2002, mas o país vai disputar a Copa com o seu Presidente desaparecido. Justamente o Presidente que adora fazer demagogia com futebol e usar as camisas de todos os times parece que não vai aparecer para torcer! Ele tá torcendo contra o Brasil?

Leia outros artigos da coluna: Eles em Nós

Idelber Avelar


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *