19/05/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

O Brasil virou uma distopia

Publicado em 13/07/2022 12:00 - Raphael Tsavkko Garcia

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Bolsonarista invade festa de petista, com tema do PT, grita "Aqui é Bolsonaro", atira contra o petista, mata o petista…. mas, a polícia não acha que o crime é político.

Só seria mais político se alguma das balas tivesse o nome do Bolsonaro entalhada.

A delegada reconhece que o cara foi PROVOCAR a vítima, mas não é crime de ódio? Só pode ser sacanagem. O problema não é mudar uma delegada, trocar quem investiga… O problema é a polícia. Tem que resetar, começar de novo. A reforma tem que ser profunda. A partir de 2:10 começa o absurdo.

BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

Bandido bom é bandido morto… Desde que seja um bandido bolsonarista que assassinou um petista.

“O outro [Jorge Guaranho] foi ferido e caiu no chão e então o pessoal da festa, todos petistas, encheram a cara dele de chute. Se esse cara [Guaranho] morre de traumatismo craniano, esses petistas vão responder por homicídio”, afirmou o presidente.

Nenhuma palavra sobre a vítima do crime de ódio/político cometido por um bolsonarista fanático, mas ameaças contra pessoas ligadas à real vítima…

GENTE IRRELEVANTE

Pessoa irrelevante gritando no Twitter que a Anitta REBAIXA a campanha.

Eu fico impressionado com a auto-importância que a galera se dá. Sério. E olha que eu sou bastante crítico a ficar escutando artista meramente porque eles tem fama (e não necessariamente conteúdo), mas é a vida. Assim gira o mundo. Quem tem espaço o ocupa e é escutado.

Junto a isso vem o fato de que pra essa esquerdinha velha, não leu cartilha não presta. A direita agradece.

Eu já escrevi sobre isso por aqui, de um dos grandes problemas da esquerda ser a necessidade de decorar cartilha, de ler 500 livros (e em geral não entender, mas pagar de expert), de ter ~método~ e outras besteiras que denotam uma pureza, participação em uma casta (pois é) de iluminados e guardiões da fé, ops, da verdade, ops, da ideologia.

Pra ser de direita não precisa de nada disso. Adivinha quem ganha?

CATALUNHA REBELDE

A semana de perseguição espanhola contra a Catalunha: Tesoureira do Barcelona foi levada à falência pela polícia espanhola por se recusar a espalhar falsas informações sobre a família do ex-presidente catalão Jordi Pujol.

A presidente do parlamento catalão, Laura Borràs, vai ser julgada e poderá ser presa por 6 anos por delitos de prevaricação e falsificação de documentos.

A acusação é, claro, falsa. Não passa de vingança contra uma líder independentista.

Jornal fascistoide El Mundo acusou o ex-deputado catalão Xavier Trias de ter contas na Suiça. Informação falsa que o juiz da Audiência Nacional Fernando Andreu sabia e manteve a farsa. Trias perdeu a eleição que concorria em 2014.

O governo Espanhol age ilegalmente contra o independentismo catalão, abusando de lawfare e táticas fascistas. E ainda assim o independentismo catalão segue forte e governando a Catalunha – até conseguir a independência e se livrar do entulho franquista espanhol

Ah, a justiça espanhola também reduziu a sentença dos terroristas que assassinaram 16 pessoas em 2017 nas Ramblas, em Barcelona.

Terrorista é a Espanha.

Links: https://t.co/a5PxcPUKhq , https://t.co/luwIGELJ4L , https://t.co/Wi8bu3xpON , https://t.co/Wi8bu3xpON

Aqui Catalunha Rodrigo Alves

SER BOLSONARISTA É ASSASSINATO…

Bolsonarista: ABORTO É ASSASSINATO!

Também Bolsonarista: matar pai de família porque ele é petista não pega nada. Jesus aprova!

O caso do crime político (e de ódio) em que um bolsonarista alucinado matou a tiros um petista, Marcelo Arruda, enquanto este comemorava seu aniversário é assustador – e descreve muito bem o clima político que vive o Brasil.

Um clima de ódio fomentado por um presidente que insistentemente fala em eliminar adversários e é responsável pela morte de milhares de pessoas durante a pandemia por sua recusa em oferecer vacinas e em defender métodos anti-científicos de prevenção e tratamento como a cloroquina. Tudo isso com o apoio de militantes fanáticos e de uma torrente nunca vista antes de fake news.

Não que não haja fanatismo entre os petistas (abunda), muito menos que não sejam adeptos das fake news (são os pioneiros na rede), ou mesmo de xingamentos, acusações e afins, mas não é possível comparar (com) o grau da desgraça que significa o bolsonarismo. Existe uma diferença civilizacional – o Bolsonarismo, como todo tipo de fascismo, é um culto de morte.

Honestamente eu acho que até demorou para vermos algo do tipo, uma execução com teor político. O Brasil é um país extremamente violento, afinal. E tudo piorou com Bolsonaro. Não que com Lula eu acredite que vá melhorar muito (até porque o bolsonarismo não vai morrer), mas absolutamente nada pode ser pior do que o que temos hoje.

Eu temo pelo que poderá acontecer até outubro – e se/quando Bolsonaro se negar a deixar o poder ou reconhecer o resultado das eleições.

Em tempo, alguém acredita que Bolsonaro vá condenar o assassinato político de um petista?

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *