19/05/2024 - Edição 540

Auau Miau

Quantas horas um cachorro deve dormir por dia?

Publicado em 30/04/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Antes de dizer quantas horas um cão deve dormir, precisamos lembrar que eles, assim como nós, possuem características únicas. Um é diferente do outro! Há os mais agitados, os mais quietos, os que comem mais, os que comem menos, os que adoram água e os que detestam… e há os que adoram dormir e os que dormem pouco. Exatamente como nós, seres humanos.

 E o que determina o sono dos cães?

Ora, muitas coisas. A raça, a idade, o estilo de vida. Mesmo o fato de ser sozinho ou ter companhia de outro cão influencia isso – você também dormiria mais de estivesse sozinha o dia todo num apartamento, sem muito o que fazer.

E até mesmo a estação do ano: ou você pensa que apenas você quer dormir mais no inverno? Ah, você está de brincadeira! No frio todo mundo quer ficar no quentinho, dormindo mais!

Aliás, nos dias mais frios, é bom reservar um lugar adequado ao seu pet. Pegue um cobertor velho e dê para ele, use uma camiseta antiga para vesti-lo, mude sua casinha de lugar, onde haja menos circulação de ar – são boas sugestões.

Mas, vamos lá, quantas horas de sono podemos considerar como normal, para um cachorro?

Se ele for um filhote vai dormir mais, talvez até 16 horas por dia.

Agora, se seu cão for já adulto uma boa média é entre 9 e 11 horas.

No entanto, veja: dormir muito ou pouco não é o que você precisa observar. Como já dito há cães que dormem mais e cães que gostam menos de dormir. O que você precisa observar é a mudança de comportamento.

Se até outro dia seu cão era dorminhoco e agora está super agitado, ou o inverso, se ele era super agitado e ficou sonolento, aí sim, você deve prestar atenção.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *