13/05/2024 - Edição 540

Ogroteca

Steam

Do lixo ao luxo

Publicado em 30/04/2023 10:33 - Fernando Fenero

Divulgação

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Em um mundo onde se tornou incomum a mídia física e que crianças não sabem o que é um cartão telefônico ou um CD, as lojas de aplicativos e games tiveram que se desenvolver enquanto o público recorria a elas.

E nessa de trocar o pneu do carro com ele em movimento, a Steam realmente saiu na frente, em 2003 ela já vendia conteúdo em sua loja virtual, enquanto o mais próximo de concorrente apareceu em 2008 com a Apple Store em seu formato hibrido para iPhone e outras linhas.

Nessa época a Steam tinha vantagem no mercado, não estava limitada a um hardware específico, então de qualquer lugar do mundo você podia fazer compras e baixar jogos em qualquer PC, e por ter interface na web, você teria acesso a sua conta em praticamente qualquer dispositivo da época.

Mas era ruim de doer, a Steam antigamente era lenta, confusa, pesada, mal equipada, os jogos eram postados de qualquer jeito, sem padrão, sem informação ou pior, muitas vezes informação errada.

Desde então Nintendo, Microsoft, Sony, Rockstar e Ubisoft lançaram suas lojas, e cada uma tem seus pontos fortes, e vários pontos fracos. Mas o mundo não ficou parado desde então, e com a PSN perdendo seus exclusivos, e a Microsoft dominando o mercado de PCs com seu sistema operacional, a Valve tinha que reagir e podemos ver que isso foi feito.

Nos últimos anos a empresa investiu muito em desenvolvimento e pesquisa, prometendo lá em 2013 três conceitos deles em hardware e sistema operacional, Steam Controler, Steam Machines e SteamOS.

O controle não é uma novidade para o mercado, mas atendia a galera que comprava jogos na Steam e tinha que se virar atrás de controle, muitas vezes fazendo gambiarra para usar um controle de Xbox ou um Dual Shock da Sony.

A Steam Machine era para quem queria a comodidade de um setup pronto, mas naufragou apesar do bom produto, mas a empresa aprendeu muito com seu erro para acertar em outros aparelhos.

E a Steam OS é a menina dos olhos de qualquer gamer hardcore, sem aquele monte de penduricalho do Windows e rodando liso, o sistema abre caminho para toda potência do hardware para os games. É um Linux bonitão, mas funciona bem para o que está pretendendo, sua biblioteca cresce a cada dia assim como as opções de rodar jogos feitos nativamente para Windows.

A Valve mata a pau quando lança ano passado o Steam Deck, seu novo hardware é complicado de explicar para sua tia avó que criticava o uso do Dynavision na TV, mas resumindo mal e porcamente é um computador portátil.

O Hardware é igual, apesar de ter a aparência de console portátil e realmente servir para isso, apesar que para quem tem boa vontade, o Steam Deck serve para praticamente qualquer coisa em seu modo desktop ou considerando dual boot em uma partição com Windows.

E a loja virtual mudou muito, além da experiência diferenciada de usar ela integrada ao sistema operacional próprio e ao hardware proprietário, a Steam entendeu sua comunidade tendo não só um calendário de descontos em seus jogos como também todo um sistema de auxílio e colecionismo criado e feito com seus jogadores.

É como se os detonados, dicas, cheats e afins fossem feitos pela própria comunidade, e para a comunidade, e isso tem um charme muito especial, principalmente para quem cresceu lendo revistas de videogame.

E as facilidades de compra na loja virtual são inacreditáveis, fazem a pirataria ficar complicada e chata. Dá para comprar com pix, boleto, débito e crédito, fora que você simplesmente pode comprar o código do jogo de outra forma e habilitar na sua conta diretamente. E onde comprar? Tanto faz… você pode fazer no programa, no aplicativo para celular, ou no site, sem dor de cabeça, só solução na palma da sua mão.

O jogo não funcionou? Prometeu algo que não cumpriu? Você pode pedir reembolso.

Quer trailer, fotos, vídeos, e opinião da comunidade? A loja te oferece tudo isso, além de um algoritmo que entende se você pode gostar do título considerando seu consumo e oferecendo jogos semelhantes.

Até a lista de desejos é diferente, você é avisado toda vez que algo ali entra em promoção, a Steam junta a fome e a vontade de comer.

Eu espero que o SteamOS se popularize e que o mercado de PCs portáteis ganhe mais espaço, o enfrentamento com outras plataformas é bom para o mercado, e agora que a Sony abriu mão de exclusivos e a Microsoft patina nos consoles é bom ficar de olho para não perde mais dinheiro para a concorrência.

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Fernando Fenero


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