08/05/2024 - Edição 540

Eles em Nós

Os números não são bons

Idelber Avelar fala do que pensa o brasileiro sobre os ataques à democracia no país

Publicado em 12/01/2023 11:40 - Idelber Avelar

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Saiu uma pesquisa Atlas que considero bastante assustadora sobre as reações da população brasileira ao ataque a Brasília neste domingo. Apressaram-se muito os que acharam que a extrema-direita tinha cavado sua própria cova com os ataques. É o que dizem os números.

Primeiro: o Atlas é um instituto sério, a margem de erro é de dois pontos e o nível de confiança para a estimativa da margem de erro é 95%.

38% da população acham que a invasão do STF, do Congresso e do Planalto (essa foi a pergunta, com essa palavra, “invasão”) foi total ou parcialmente justificada. São 27,5% de “parcialmente justificada” + 10,5% de “totalmente justificada”. Apenas (o “apenas” vai por minha conta, claro) 53% acham que foi totalmente injustificada (print 1).

Inacreditavelmente, 39,7% da população acham que Lula não venceu as eleições (print 2). Isso mesmo: 4 de cada 10 brasileiros acham que Lula não teve mais votos que Bolsonaro.

36,8% da população são favoráveis a uma intervenção militar para *invalidar* (essa foi a palavra usada na pergunta) o resultado das eleições. Apenas 54,1% são contra (print 3).

O caminho vai ser longo. Os números não são bons.

PARADOXO

Eu sei que a situação é grave, mas não consigo parar de rir de um paradoxo espetacular.

Segundo pesquisa Atlas, só 56% da população acham que Lula teve mais votos que Bolsonaro. Ou seja, menos de 6 entre cada 10 brasileiros acham que Lula é o presidente legítimo.

Mas 69% da população apoiam a intervenção dele no DF! É surreal. 13% da população acham que ele não ganhou, mas que tá certo em intervir no DF (que é obviamente uma medida extraordinária).

Há uma parcela da população para a qual, se você disser “intervenção!”, eles são a favor. Não importa de quem.

É uma mentalidade do tipo “alguém tem que intervir aqui nessa porra”.

AÇÃO CONJUNTA

A Casa Branca noticiou agora uma declaração *conjunta* de Biden e Lula, o que não é coisa muito comum, exceto em circunstâncias específicas, como acordos comerciais.

A declaração é aquela clássica: contra a violência, em defesa da democracia, e em respeito ao resultado das eleições.

A novidade é que agora está confirmado: Lula foi convidado a visitar Washington logo logo, no começo de fevereiro, e já aceitou o convite.

O ESTOURO DO GADO

O New York Times acaba de publicar um vídeo exclusivo que mostra o momento exato em que a horda bolsonarista derruba as grades e avança. O vídeo é um documento precioso porque permite identificar, inclusive, quem foi o primeiro a derrubar a grade.

Impressionante, não deixem de ver.

Leia outros artigos da coluna: Eles em Nós

Idelber Avelar


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *