08/05/2024 - Edição 540

Eles em Nós

O grande vencedor do 1º turno foi o bolsonarismo

Avizinha-se um segundo turno muito mais complicado do que se imaginava

Publicado em 05/10/2022 10:14 - Idelber Avelar

Divulgação Victor Barone - Midjourney

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

 

Se vocês conseguirem encontrar algum analista que queira dourar essa pílula, por favor me apresentem. Daqui, de onde vejo, o grande vitorioso do primeiro turno foi o bolsonarismo.

Bolsonaro teve bem mais do que previam as pesquisas, fora da margem de erro. Avizinha-se um segundo turno muito mais complicado do que se imaginava.

Mas a grande hecatombe aconteceu mesmo no Senado e nos governos estaduais. Foi um aluvião bolsonarista. Estão eleitos: Sergio Moro (PR), Damares (DF), Magno Malta (ES), Tereza Cristina (MS), o astronauta (SP), Jorge Seif (SC), Cleitinho (MG), Rogério Marinho (RN) e Hiran (RR), todos bolsonaristas, alguns deles ex-Ministros de Bolsonaro. Fiz a lista de memória, tem muito mais. Nos governos estaduais, a situação não foi muito melhor.

As pesquisas erraram e erraram muito. Em Santa Catarina, onde foi eleito senador o ex-Ministro da Pesca de Bolsonaro, o erro foi da ordem de 25 ou 30 pontos, fora de qualquer margem de erro. Há várias explicações não excludentes. Há o voto envergonhado, houve migração de votos de última hora de Ciro para Bolsonaro, e também houve problemas de amostragem, que vem do fato de que o nosso censo está desatualizado. O Brasil não fez o censo que deveria ter feito em 2020, e o número de evangélicos, por exemplo, com certeza está sub-representado no censo de 2010 em relação à realidade atual.

Mas isso não quer dizer que os institutos de pesquisa não devam boas explicações.

O Brasil está mandando ao Senado a pior fauna de todos os tempos. Haverá um enorme bloco de governadores bolsonaristas e o minúsculo amanhã vai sambar com os erros das pesquisas.

Será um outubro tenso.

RESSACA

Tem um dado das eleições em que as pessoas não estão prestando atenção.

O 2˚ turno acontece no dia 30/10, poucas horas depois da final da Libertadores, que se joga na noite de 29/10.

Considerando que o título da Libertadores invariavelmente leva a torcida vitoriosa a uma festança que dura a noite toda, que a torcida do Flamengo é infinitamente mais numerosa que a do Athlético-PR, e que uma abstenção alta favorece Bolsonaro, é importante todo mundo fazer força contra o Flamengo, para que o Lula não perca milhões de votos de flamenguistas bêbados e ressaqueados no dia seguinte.

Inclusive vocês aí, flamenguistas eleitores do Lula, viu? Tem que abrir mão do título pelo bem maior, que é derrotar o Bolsonaro.

PSDB

O Serra declarou apoio ao Lula, na eleição federal, e ao Tarcísio, na eleição estadual.

Ou seja, na federal ele vai apoiar o candidato petista contra o bolsonarismo, mas na estadual ele vai apoiar o candidato bolsonarista contra o petismo.

Eu entendo políticos agirem em interesse próprio. Aliás, sempre parto da premissa de que vão agir em interesse próprio. O que não entendo são esses tiros no pé em que o sujeito consegue ficar mal com todo mundo.

O que andam colocando na água do Tucanistão? Tá difícil assistir a essa agonia.

Leia outros artigos da coluna: Eles em Nós

Idelber Avelar


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *