13/05/2024 - Edição 540

Ogroteca

Intrépidos!

O próximo passo do RPG

Publicado em 11/11/2022 2:12 - Fernando Fenero

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pulp Fiction não é só o nome de um dos melhores filmes do aclamado diretor Quentin Tarantino, é também o nome dado as histórias originalmente publicadas em livros e revistas de papel barato (a folha de polpa, similar ao do jornal) que era muito barato no começo do século XX e que fez muito sucesso apesar do preconceito gigantesco que existia.

Foi de lá que vieram Conan, Bucky Rogers, Fantasma e vários outros heróis, além de criar estilos que transcenderam a literatura e os quadrinhos como Space Opera, Espada e Feitiçaria e o Policial Noir, e praticamente tudo isso está em domínio publico hoje em dia, ou seja: qualquer pessoa pode produzir material sobre esses personagens sem ferir direitos autorais.

Considerando isso, Cezar Capacle (um dos mais geniais designers de jogos da atualidade) e a Coisinha Verde (a maravilhosa editora indie de RPG) criaram Intrépidos!. A proposta aqui é viver aventuras em mundos extraordinários no melhor estilo Pulp.

E Intrépidos! é uma experiência muito diferente, que pode ser aproveito de modo solo, que por mais redundante que seja é realmente jogar sozinho, assim como também permite jogar em grupo sem alteração alguma na regra.

E se tratando de regras, aqui temos um brilho especial do projeto, apesar de possibilitar 7000 cenários e 1300 personagens diferentes, as regras são extremamente simples, o suficiente para agradar veteranos e novatos.

Intrépidos é perfeito para chamar aquele seu amigo que sempre quis jogar, mas não tinha oportunidade ou tempo para ler regras, aqui ele não só constrói seu personagem como também é muito importante para a história. Alguns sistemas também são muito bem vindos, como o lance de ter um semáforo indicando temas que podem ser sensíveis para quem estiver participando do jogo, algo que deveria ser pré acordado entre os jogadores, mas é ainda melhor quando é contemplado pelo próprio game.

Intrépidos está em fase de entrega para os financiadores do projeto, o meu já está em mãos o que significa que em breve estará disponível no site.

Leia outros artigos da coluna: Ogroteca

Fernando Fenero


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *