13/05/2024 - Edição 540

Ogroteca

Inteligência Artificial é amiga do RPG

E seus jogos nunca mais serão os mesmos

Publicado em 04/06/2023 12:15 - Fernando Fenero

Divulgação Midjourney

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Lá na década de 70, quando nascia o D&D, o RPG já tinha mil maneiras de ser jogado, a maioria feita pelos criadores do jogo em seus zines distribuídos pelos correios americanos. Esses materiais, que eram uma mistura de germinação do colosso Dungeons & Dragons com conteúdo feito por fãs, reunia aventuras, desafios, itens mágicos e sugestões de acréscimos ao recém parido jogo, coisas como uso de miniaturas, jogo por meio de envio de cartas e jogos solo.

Quase cinquenta anos depois, temos as inteligências artificiais sendo popularizadas como o chat GPD e similares, e a galera está surtando com as possibilidades. Já testei lista de compras para um churrasco, também já fiz roteiro de viagem com tempo marcado, lugares a visitar e rotas de metrô, mas o que mais foi interessante foi o uso no RPG.

Isso vale tanto para o tradicional modo, em grupo, quanto para os jogos solo, e é útil tanto para narradores (chamados de Mestre em alguns jogos) quanto para jogadores.

As Inteligências Artificiais podem ajudar muito. Eis algumas sugestões:

– Crie uma lista de itens mágicos que podem ser encontrados em um baú de tesouro em uma aventura de RPG

– Crie uma lista de NPC’s que estão na taverna (Cenário Dragonlance)

-Quais os dogmas da seita inimiga dos personagens jogadores?

– Faça uma lista de magias que podem ser aprendidas em um livro encontrado nos escombros de uma antiga civilização.

O resultado disso vai te surpreender muito positivamente, e para esse tipo específico de uso eu recomendo o chat Bing da Microsoft, que funciona tanto como app para celular quanto no navegador Microsoft Edge.

Lá você pode escolher o modo criativo, então se você não tem preguiça para escrever o que precisa, ele vai considerando tudo que vocês escrevem juntos na geração de novas respostas.

Agora pense em toda essa facilidade sendo usada para preparar sessões de RPG em dez minutos, com personagens, vilas, inimigos, tesouros e até mesmo eventos aleatórios?

Seu RPG nunca mais será o mesmo!

Leia outros artigos da coluna: Ogroteca

Fernando Fenero


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *