25/05/2024 - Edição 540

Ogroteca

GB300

Curando a criança interior com emulação

Publicado em 14/05/2024 10:59 - Fernando Fenero

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você sempre quis um Game Boy quando era moleque, mas era para quem tinha grana e era muito fora do orçamento da sua família. Está na hora de resolver isso.

Um aparelhinho chinês bem levinho com uma telinha de 3 polegadas (320×240 de resolução), carregador USB tipo-C (800 mAh de bateria) e seis mil jogos por menos de 50 reais, que tem de tudo pra curar sua criança interior que ainda fica ressentida por não ter tido o videogame da época, principalmente os portáteis.

Isso porque o GB300 não é só um GameBoy, ele roda de forma satisfatória jogos do Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advanced, Nintendo\Famicon (Nintendinho), Super Nintedo\Super Famicon, PC Engine, Sega Mega Drive, Sega Master System e Game Gear, com menus em Português.

Ele já vem de fábrica com um cartão de memória recheado de jogos, mas você pode tirar esse cartão, colocar em um computador, e encher de jogos desses videogames em suas versões traduzidas por fãs e também colocar jogos lançados a pouco tempo para essas plataformas mais antigas, e apesar de ser um portátil, ele pode ser ligado na televisão.

Os controles são meio duros, com uma resposta boa, mas que poderia ser muito melhor, e a tela é de qualidade questionável, mas quando você começar a ficar em dúvida, olhe para o preço, que normalmente fica a menos de 50 reais, e na Aliexpress eu já vi promoção de três desses aparelhos por 100 reais e frete gratuito.

É o melhor aparelho chinês para emulação? Não, e passa longe disso, mas é o melhor nessa faixa de preço, e eu jamais faria uma analise dessas sem ter o aparelho em mãos para testar, e foi comprado com recurso próprio, não sendo patrocinado nem nada do tipo.

E para minha coleção faz todo sentido, em uma casa com Nintendo Switch e Steam Deck, é complicado falar para minha filha que ela não deve jogar, então escolhi uma plataforma baratinha e resistente (pelo menos a dois tombos bem feios, sendo que um deles abriu o aparelho) e que ela possa conhecer os clássicos. Nessa pegada, a guria já deu conta de passar as primeiras fases de Sonic 1 e 2 do Mega Drive, assim como também o Alladin do mesmo console.

Então se você quer reparar historicamente aquilo que você não teve na época certa, ou se quer só presentear uma criança sem ter aquela dor no bolso quando ela quebrar, considere a compra do GB300.

Por fim, uma dica de como comprar: procure na Aliexpress por anúncios onde ele esteja na faixa dos 40 reais (ou menos disso), veja se a reputação da loja é positiva, e aproveite para comprar na promoção dos produtos Choise, onde por 100 reais, o frete sai gratuito.

FERNANDO FENERO

Fernando é desenvolvedor de softwares e profundo conhecedor da cena geek nacional.

Redes

Leia outros artigos da coluna: Ogroteca

Fernando Fenero


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *