20/05/2024 - Edição 540

Auau Miau

Anticoncepcional para cães e gatos pode causar fortes efeitos colaterais, alertam especialistas

Não é indicado o uso prolongado ou contínuo de tais medicamentos, pois as cadelas são altamente sensíveis aos hormônios e desenvolvem reações negativas

Publicado em 04/11/2023 9:30 - Semana On

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) fez um alerta para os riscos que o uso do anticoncepcional para cães e gatos pode causar. Por ser mais barato, o método é utilizado por alguns tutores para evitar ninhadas indesejadas, no entanto, assim como nas mulheres, nos animais também pode sofrer com efeitos colaterais.

Os hormônios anticoncepcionais não são métodos seguros para os animais, pois, além da baixa efetividade apresenta alta incidência de efeitos colaterais, especialmente aqueles de uso injetável.

A maioria dos anticoncepcionais deve ser utilizada antes da paciente entrar no cio, ou seja, durante o período de inatividade sexual. Quando o medicamento contraceptivo é aplicado durante o cio, costuma apresentar menor eficiência.

O veterinário da Subea, Edvaldo Sales, ressalta que não é indicado o uso prolongado ou contínuo de tais medicamentos, pois as cadelas são altamente sensíveis aos hormônios e desenvolvem reações negativas.

Ele esclarece que além dos injetáveis, existem os comprimidos, de uso oral. Cada um deles possui um princípio ativo e ação contraceptiva diferente, mas, em sua maioria, agem bloqueando ou reduzindo a secreção dos hormônios reprodutores e interferindo em seu funcionamento normal.

“Alguns dos efeitos colaterais relacionados aos anticoncepcionais são tumores mamários, distúrbios uterinos, piometra (infecção uterina), incontinência urinária, alterações hepáticas e renais, diabetes, aumento do apetite, ganho de peso, entre outros”, lembra o veterinário.

Programa de castração

A Prefeitura de Campo Grande, através da Subea, mantém o programa de castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas, com no mínimo 5 meses e máximo de 15kg.

Para participar do programa de castração, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.

São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13 horas. Ao comparecer na unidade da Subea, o tutor já deve levar o pet.

O animal será avaliado e microchipado pela equipe veterinária e, estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *