28/05/2024 - Edição 540

Viver Bem

Beber água em jejum traz mais benefícios para a nossa saúde?

Água é essencial para o funcionamento do corpo, mas existe um horário ideal para tomar o primeiro copo?

Publicado em 06/04/2024 9:27 - Mariana Garcia – G1

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Que a água é vital para o funcionamento do nosso corpo todo mundo sabe. Cerca de 70% do nosso corpo é feito de água, que atua na circulação, fornece nutrientes, regula a temperatura, além de lubrificar os olhos e articulações.

Mas existe um horário “melhor” para beber água?

Tem quem diga que, após abrir os olhos, devemos ingerir um copinho de água para “acordar o corpo e acelerar o metabolismo”. No entanto, não existe nenhuma grande evidência que afirme que exista alguma diferença se tomamos água em jejum ou ao longo do dia.

“Beber água em jejum pode ser um componente de um estilo de vida saudável, mas não é uma solução milagrosa para aumentar o metabolismo e a energia. Outros fatores, como a dieta, o nível de atividade física e o sono, também desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e energia”, diz Maria Clara Martins, médica endocrinologista, metabologista e nutróloga.

O que sabemos é que a adoção do hábito de beber água logo que acordamos promove a reposição de líquido que foi perdido durante a noite.

“Mesmo enquanto estamos dormindo, nosso organismo não para e acaba consumindo e eliminando líquido pela transpiração, respiração e outras funções biológicas”, pontua Monica Beyruti, nutricionista e membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

Água o dia inteiro

Beber água traz benefícios para o nosso corpo em qualquer horário. Uma boa hidratação, além de matar a sede, permite que todas as nossas funções biológicas sejam realizadas com eficiência.

“A água é essencial para todos os tecidos corporais e é meio de todas as reações químicas metabólicas do corpo”, explica Lara Natacci, nutricionista pós-doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Dietnet.

“Ela dá forma às células e é fundamental para o funcionamento da digestão, do sistema circulatório e para o transporte de nutrientes e substâncias do corpo, além de ter interferência direta no equilíbrio da temperatura corporal”, completa a nutricionista.

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo (use a calculadora do g1 para descobrir).

“De modo geral, o que se recomenda é ingerir cerca de 35ml por kg/peso corporal, desde que você não tenha nenhum problema de saúde que exija cuidados específicos, como controle hídrico, por exemplo. Esse volume deve ser distribuído ao longo do dia, e não ser consumido de uma só vez, para que o organismo se mantenha sempre hidratado”, orienta Monica Beyruti.

Veja oito motivos para você beber um copo de água depois de ler essa reportagem:

  1. Cérebro atento: quando estamos hidratados, a células cerebrais recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.
  2. Eliminação de resíduos: essencial para a excreção de resíduos metabólicos e toxinas do corpo, através da urina, fezes ou suor.
  3. Trato digestivo: água é necessária para dissolver nutrientes para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea e entregue às células. Hidratação insuficiente retarda o processo digestivo e má hidratação crônica pode levar à prisão de ventre.
  4. Rins funcionando: o consumo adequado de água é bom para os rins, ajudando-os a eliminar resíduos e nutrientes desnecessários através da urina.
  5. Lubrificação corporal: ajuda a lubrificar as articulações e é um elemento essencial dos fluidos corporais.
  6. Regulação da temperatura corporal: a transpiração é o principal mecanismo que o corpo utiliza para dissipar o calor e manter a temperatura interna estável.
  7. Manutenção da pressão sanguínea: ajuda a manter o volume sanguíneo, o que influencia diretamente a pressão arterial.
  8. Transporte de nutrientes: a água permite a circulação sanguínea, que transporta nutrientes para as células.

“A hidratação adequada também é crucial para a saúde da pele, pois ajuda a manter sua elasticidade, suavidade e aparência saudável. Beber água suficiente ao longo do dia pode até mesmo ajudar no controle do peso, pois pode diminuir a sensação de fome e ajudar na digestão”, ressalta Maria Clara Martins.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *