13/04/2024 - Edição 540

Mundo

Jogos Olímpicos de Inverno começam na Rússia

Publicado em 07/02/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Começaram na última sexta (7), na cidade de Sochi, no Sudeste da Rússia, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que vão até o dia 23 de fevereiro. No total, 88 times irão competir em Sochi, um recorde para os Jogos Olímpicos de Inverno, que terá a estreia de competidores de países em que tradicionalmente não há pratica de esportes de inverno, como Timor Leste, Dominica, Zimbábue, Malta, Paraguai, Togo e Tonga. Serão mais de 3 mil atletas, 3 mil membros de delegações de 88 países a participar.

Em relação às competições, serão 97 séries de medalhas em 15 esportes: biatlon, curling, patinação, esqui, trenó, hóquei, entre outras variedades dessas modalidades. Para receber os jogos de inverno, foram construídas 11 novas instalações para o evento, que serão usadas posteriormente para impulsionar o turismo na cidade.

Depois dos jogos, Sochi será uma cidade-resort ao longo de todo o ano – com verões quentes e invernos amenos, para os parâmetros da Rússia. Essa é a segunda vez que a Rússia recebe jogos olímpicos. A primeira vez foi em 1980, quando sediou as Olimpíadas de Moscou.

Terrorismo

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que a Rússia enfrenta o "enorme desafio" de evitar qualquer atentado durante os Jogos Olímpicos de Sochi. Acrescentou que Washington está fazendo tudo para ajudar a proteger os atletas.

"Os russos enfrentam o enorme desafio de prevenir qualquer tipo de ato terrorista ou de violência no local [dos Jogos Olímpicos]. Investiram bastante nesse sentido", destacou Obama. "Estamos em comunicação constante com os russos, em nível de forças da ordem, militares e serviços de informação. Trabalhamos com eles para garantir que não apenas os nossos atletas, mas todos os que queiram assistir aos jogos estejam em segurança".

Em vídeo divulgado recentemente, islamitas do Cáucaso russo ameaçaram cometer atentados durante os Jogos Olímpicos de Sochi, depois de dois ataques suicidas em dezembro, no Sul da Rússia, terem deixado 34 mortos.

Pouco antes, a agência norte-americana para a segurança nos transportes anunciou que proibiu os passageiros de voos para a Rússia de levar a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança. A medida foi divulgada um dia depois de o governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pasta de dente.

Em vídeo divulgado recentemente, islamitas do Cáucaso russo ameaçaram cometer atentados durante os Jogos Olímpicos de Sochi, depois de dois ataques suicidas em dezembro, no Sul da Rússia, terem deixado 34 mortos.

A segurança na cidade russa foi reforçada desde o final do ano passado, especialmente depois dos atentados. As autoridades passaram a controlar o acesso a Sochi, que tem cerca de 350 mil habitantes. Veículos de fora da cidade são impedidos de entrar e cerca de 37 mil policias e membros do Exército estão mobilizados. Essas medidas de segurança valerão até 23 de março, quando terminam os jogos paraolímpicos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *