Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Semana On

28/06/2026 - Desde 2009 informando com qualidade

Nos apoie:

Chave PIX:

19.485.790/0001-70

QR Code para doação

Mato Grosso do Sul

Riedel acelera infraestrutura no Vale do Ivinhema e região leste com mais de R$ 249 milhões

Pacote de obras contempla rodovias, mobilidade urbana, saneamento, habitação, educação e logística

Publicado em 28/06/2026 12:52 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com investimentos superiores a R$ 249 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul intensificou uma nova etapa da política de infraestrutura no Vale do Ivinhema e na região leste do Estado, reunindo autorizações para grandes obras rodoviárias, entregas de empreendimentos urbanos e anúncios de novos projetos em Nova Andradina, Taquarussu, Anaurilândia, Bataguassu e Santa Rita do Pardo.

O pacote contempla desde a implantação e pavimentação de rodovias estaduais até intervenções em mobilidade urbana, drenagem, saneamento básico, habitação, contenção de erosões, modernização de unidades escolares, iluminação pública e fortalecimento da infraestrutura logística voltada ao desenvolvimento industrial e às exportações.

As ações integram programas como o MS Ativo – Municipalismo, Avançar Cidades e Pró-Desenvolve e refletem a estratégia do governo estadual de ampliar a competitividade econômica, reduzir gargalos logísticos e melhorar a qualidade dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que cria condições para atração de investimentos privados, geração de empregos e fortalecimento do desenvolvimento regional.

R$ 125 milhões para Nova Andradina

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou um pacote de investimentos próximo de R$ 125 milhões para obras de infraestrutura em Nova Andradina, com foco na modernização da malha rodoviária, expansão da pavimentação urbana e execução de intervenções consideradas estratégicas para o desenvolvimento do município e do Vale do Ivinhema. As autorizações foram formalizadas pelo governador Eduardo Riedel durante agenda de trabalho realizada na sexta-feira (26).

O principal investimento é destinado à contratação integrada das obras da rodovia MS-134, que receberá aporte superior a R$ 96,3 milhões. Segundo o governador, a iniciativa integra um conjunto de projetos estruturantes capazes de transformar a realidade econômica e social do Estado nos próximos anos.

“Em cinco anos, o Mato Grosso do Sul estará transformado por meio desses investimentos, aliados a avanços significativos na educação e na saúde. As mudanças em Nova Andradina, no Vale do Ivinhema, serão resultados de tudo que está sendo contratado, com desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda”, afirmou Riedel.

Além da MS-134, o Governo do Estado autorizou, por meio do programa MS Ativo Municipalismo II, a abertura do processo licitatório para pavimentação asfáltica e implantação de sistema de drenagem de águas pluviais no distrito de Nova Casa Verde. A obra contará com investimentos superiores a R$ 5,5 milhões.

Outro empreendimento contemplado pelo mesmo programa é a continuidade da infraestrutura urbana no Jardim Tropical, onde serão aplicados aproximadamente R$ 3,7 milhões em pavimentação e drenagem. As intervenções buscam melhorar a mobilidade, ampliar a segurança viária e elevar a qualidade de vida dos moradores.

Durante a solenidade, Eduardo Riedel detalhou o alcance das obras rodoviárias previstas para a região. Segundo ele, a MS-134 fará a ligação com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde. O governador também destacou que os investimentos em infraestrutura urbana serão ampliados para outras áreas da cidade.

“A rodovia MS-134 cruzará com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde, onde formalizamos a pavimentação. O Jardim Tropical continuará sendo contemplado e vamos expandir a pavimentação e o saneamento por toda a cidade”, declarou.

A agenda também incluiu discussões sobre a futura concessão das rodovias federais BR-262 e BR-267, localizadas nas imediações de Casa Verde, além da reestruturação da malha viária do Vale do Ivinhema. O planejamento estadual prevê a pavimentação da MS-141 e melhorias nos trechos de ligação com a MS-276.

De acordo com o governador, está programada para o segundo semestre a restauração completa de mais de 700 quilômetros de pavimentos em diferentes regiões do Estado, ampliando a capacidade logística e melhorando as condições de tráfego.

Outro ato oficializou a ordem de início dos serviços para obras de reconformação de bacia e contenção de processos erosivos no bairro Horto Florestal, intervenção destinada a reduzir riscos ambientais e preservar a infraestrutura urbana da região.

Também foi formalizada a contratação do projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-141, em um trecho aproximado de 89 quilômetros entre Nova Andradina e Angélica. O estudo receberá investimentos superiores a R$ 3,9 milhões e servirá de base para a futura execução da obra.

Ao encerrar a agenda, Eduardo Riedel afirmou que o conjunto de investimentos vai além da execução de obras e busca criar condições permanentes para o desenvolvimento regional.

“Celebramos o aporte de R$ 125 milhões essenciais para estradas, controle de erosão e pavimentação urbana, mas principalmente a visão estratégica por trás dessas obras. A infraestrutura é o meio, mas o nosso objetivo final é garantir à população paz, tranquilidade, geração de emprego e renda. Buscamos promover o desenvolvimento necessário para que cada cidadão possa realizar seus projetos de vida”, afirmou o governador.

Governo amplia investimentos em Taquarussu, Anaurilândia e Bataguassu

A agenda do Governo de Mato Grosso do Sul no Vale do Ivinhema também contemplou os municípios de Taquarussu, Anaurilândia e Bataguassu, que receberam investimentos voltados à mobilidade urbana, saneamento, habitação e infraestrutura logística. As ações integram o programa MS Ativo – Municipalismo e outras iniciativas estaduais destinadas a fortalecer o desenvolvimento regional.

Em Taquarussu, o governador Eduardo Riedel entregou obras de infraestrutura avaliadas em mais de R$ 6,6 milhões. O pacote contempla pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais em diversas vias urbanas e a implantação de iluminação pública fotovoltaica na rodovia MS-473.

Segundo o governador, os investimentos fazem parte de uma política voltada à melhoria das condições de vida nos municípios sul-mato-grossenses.

“Conseguimos fazer entregas de maneira a viabilizar uma mudança de patamar na qualidade de vida das pessoas dentro dos municípios. Estou falando de saneamento, pavimentação, estruturas escolares e de todos os equipamentos. Associado a isso ocorre o crescimento que vem acontecendo no Estado, que gera oportunidades junto com a educação e a infraestrutura”, afirmou.

As intervenções de pavimentação e drenagem alcançam diferentes ruas da cidade e têm como objetivo melhorar a circulação de veículos, reduzir problemas provocados pelas chuvas e ampliar a segurança da população.

O prefeito destacou a relevância das ações executadas pelo Governo do Estado no município.

“Obras importantes e muitos investimentos do Governo do Estado foram realizados em Taquarussu”, afirmou.

Outro destaque foi a implantação do sistema de iluminação fotovoltaica na ciclovia da MS-473. O trecho iluminado se estende da Avenida Felinto Muller até a estrada municipal de acesso à Usina Laguna, totalizando aproximadamente três quilômetros.

Foram instaladas 297 luminárias distribuídas nos dois lados da rodovia, proporcionando melhores condições de mobilidade e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o percurso.

Anaurilândia amplia mobilidade urbana com novos investimentos

Também na sexta-feira (26), Eduardo Riedel esteve em Anaurilândia para entregar e anunciar obras que somam mais de R$ 6,8 milhões em investimentos destinados à infraestrutura urbana.

Durante a agenda, o governador reafirmou o compromisso do Estado com os municípios.

“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, declarou.

Entre as obras entregues está a construção de uma galeria de concreto sobre o córrego Peleja, executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I, com investimento próximo de R$ 1 milhão.

A nova estrutura substitui uma antiga travessia, oferecendo maior segurança aos usuários da via, especialmente durante períodos de chuva. Além de aumentar a durabilidade da passagem, a intervenção melhora o escoamento das águas e reforça a infraestrutura viária do município.

Na mesma ocasião foi autorizada a abertura da licitação para execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião. O investimento supera R$ 5,9 milhões e integra o programa MS Ativo – Municipalismo II.

O projeto prevê pavimentação, recapeamento e implantação de sistema de drenagem em 17 vias dos dois bairros.

Segundo o prefeito Rafael Hamamoto, a iniciativa representa um avanço significativo para a cidade.

“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, afirmou.

Bataguassu recebe investimentos em saneamento, habitação e infraestrutura logística

Em Bataguassu, a agenda do governador começou na quinta-feira (25) com a entrega da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, obra executada com aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos.

A intervenção permitiu conectar 251 moradias à rede coletora de esgoto por meio do programa Avançar Cidades, aproximando o município da universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Durante a cerimônia, Eduardo Riedel destacou que os investimentos em infraestrutura alcançam todas as regiões do Estado.

“Hoje, em qualquer município de Mato Grosso do Sul podem ser encontradas obras, seja a mais pesada, como uma rodovia, ou dentro da cidade, como pavimentação ou reestruturação de asfalto antigo”, afirmou.

Além da entrega da obra de saneamento, foi assinada a ordem de início da construção de 50 unidades habitacionais nos loteamentos Jardim São Pedro e Vila Nova, empreendimento que contará com investimentos superiores a R$ 4,7 milhões.

As mesmas regiões também serão contempladas com ampliação do sistema de esgotamento sanitário, além de obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais. O pacote inclui ainda intervenções no Núcleo Industrial e nos bairros Novo Horizonte e São Pedro.

Segundo o governador, os investimentos refletem diretamente o crescimento econômico registrado pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil. Estamos gerando emprego e renda. O impacto disso na vida das pessoas é muito grande, porque traduzimos todo esse crescimento em benefícios para a população dentro dos municípios”, disse.

Por meio do programa MS Ativo, Bataguassu receberá mais de R$ 18 milhões destinados à pavimentação dos bairros Novo Horizonte, São Pedro e Núcleo Industrial.

As obras no distrito industrial têm caráter estratégico diante da posição do município como um dos principais corredores logísticos do Estado e integrante da chamada Rota da Celulose. Nesse contexto, o Governo do Estado autorizou, com recursos do Programa Pró-Desenvolve, o início da pavimentação da área industrial.

O Pró-Desenvolve converte parte dos incentivos fiscais estaduais em investimentos de infraestrutura destinados à melhoria dos distritos industriais e ao fortalecimento das atividades econômicas locais, incluindo o apoio a micro e pequenas empresas.

ZPE e nova fábrica de celulose reforçam vocação logística de Bataguassu

Além das obras de infraestrutura urbana, a agenda incluiu visita às instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bataguassu, empreendimento considerado estratégico para ampliar a competitividade das exportações sul-mato-grossenses e atrair novos investimentos industriais.

Localizada às margens da MS-395, em área próxima ao perímetro urbano, a estrutura encontra-se em fase final de implantação e tem previsão de iniciar operações no segundo semestre deste ano.

A localização da ZPE favorece a integração logística entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e os países do Mercosul, ampliando a capacidade de escoamento da produção estadual.

O empreendimento oferecerá incentivos fiscais e regimes tributários, administrativos e cambiais diferenciados para empresas voltadas ao mercado externo, desde que destinem pelo menos 80% de sua produção à exportação.

Bataguassu também se prepara para receber a sexta fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul. O projeto da Bracell prevê investimentos de US$ 4 bilhões, capacidade anual de produção de 2,8 milhões de toneladas de celulose e expectativa de geração de aproximadamente 10 mil empregos durante a fase de construção, além de cerca de 3 mil postos de trabalho permanentes na operação da unidade.

Santa Rita do Pardo recebe mais de R$ 111 milhões

A agenda do Governo de Mato Grosso do Sul na região leste do Estado foi encerrada em Santa Rita do Pardo com a formalização de investimentos superiores a R$ 111 milhões destinados à infraestrutura urbana, educação e logística. Durante visita ao município, realizada na quinta-feira (25), o governador Eduardo Riedel homologou a implantação e pavimentação de trecho da rodovia MS-040, entregou a reforma da Escola Estadual José Ferreira Lima e inaugurou o sistema de iluminação pública com luminárias solares instalado no anel rodoviário que interliga as rodovias MS-040 e MS-338.

As iniciativas integram a estratégia estadual de ampliação da infraestrutura viária e de fortalecimento dos serviços públicos em municípios localizados em regiões consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

Durante a agenda, Eduardo Riedel ressaltou que os investimentos abrangem diferentes áreas e reforçou a importância da integração entre infraestrutura, educação e habitação.

“A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais são construídas, temos ordem de serviço para restauração de pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, o primeiro trecho de quase 25 quilômetros, e de Brasilândia para cá vai começar também com o lote 4”, afirmou o governador.

Escola modernizada amplia estrutura e acessibilidade

Entre as entregas realizadas está a reforma e ampliação da Escola Estadual José Ferreira Lima, que recebeu investimentos superiores a R$ 9,4 milhões.

A intervenção modernizou completamente a unidade, ampliando a acessibilidade, reforçando a segurança e oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A escola, única integrante da Rede Estadual de Ensino no município, atende 430 estudantes — incluindo as extensões — do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O projeto contemplou a construção de dois novos pavilhões destinados à cozinha, refeitório, laboratórios de Química, Física, Biologia, sala de tecnologias educacionais e novos sanitários. Também foram executadas adequações para climatização, com infraestrutura para instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula.

Além dos novos espaços pedagógicos, a unidade passou a contar com quadra de vôlei de areia e horta escolar, ampliando as atividades voltadas ao ensino e à convivência dos estudantes.

O diretor da escola, Willians Delfino, destacou os impactos da reforma na rotina da comunidade escolar.

“Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e refeitório, que nós não tínhamos. Além de um pavilhão com laboratório de ciências, química, física e biologia.”

A estudante Ana Júlia Oliveira da Silva, de 14 anos, matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental, também ressaltou a transformação da unidade.

“Eu comecei a estudar aqui este ano. Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito.”

Iluminação solar reforça segurança e mobilidade

Outro investimento entregue pelo Governo do Estado foi a implantação do sistema de iluminação pública no anel rodoviário que conecta as rodovias MS-040 e MS-338.

Executada por meio do programa MS Ativo Municipalismo, a obra recebeu investimentos superiores a R$ 1,3 milhão.

O projeto contemplou a instalação de 150 postes metálicos equipados com 150 luminárias autogeradoras de energia por tecnologia LED solar, solução que reduz custos operacionais, utiliza fonte renovável de energia e amplia a eficiência do sistema de iluminação pública.

Além de melhorar a visibilidade durante o período noturno, a intervenção aumenta a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres, fortalece a mobilidade urbana e contribui para a sustentabilidade ambiental do município.

Moradora da zona rural, a professora Ivone Rodrigues destacou os benefícios da obra para quem utiliza diariamente o trecho.

“Muitas pessoas andam a pé ou de bicicleta naquela área, para trabalhar no frigorífico. Então o asfalto e a iluminação foram muito importantes.”

Pavimentação da MS-040 fortalece corredor logístico

A principal obra anunciada durante a agenda foi a homologação da implantação e pavimentação da rodovia MS-040 entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia.

Nesta etapa, o projeto prevê a execução de aproximadamente 24,7 quilômetros de pavimento, ampliando a integração entre os municípios da região leste e reduzindo o tempo de deslocamento para moradores e transportadores.

Além de melhorar a segurança viária, a rodovia deverá diminuir custos logísticos relacionados ao transporte da produção agropecuária e de insumos industriais.

Para o governador, o empreendimento representa a consolidação de um novo eixo de desenvolvimento regional.

“Tem um novo eixo de desenvolvimento que é a chegada pelo estado de São Paulo entrando aqui no Mato Grosso do Sul, via Brasilândia. Isso faz toda a diferença para a região que está em franco desenvolvimento.”

Os dois primeiros lotes da obra encontram-se em fase final de licitação, com os processos encaminhados para homologação.

Já as etapas seguintes contam com projetos executivos concluídos e previsão de abertura de licitação no primeiro semestre de 2027, permitindo a continuidade da implantação integral do corredor rodoviário.

Quando concluída, a ligação entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia deverá consolidar uma importante rota para o transporte de madeira, celulose, grãos, gado e insumos industriais, conectando áreas produtoras aos polos industriais de Três Lagoas e Brasilândia — região reconhecida internacionalmente pela força da cadeia produtiva da celulose.

A nova infraestrutura também ampliará a integração logística entre Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, fortalecendo a competitividade econômica da região e criando melhores condições para a atração de investimentos privados.

SIGA A SEMANA ON NO YOUTUBE, INSTAGRAMFACEBOOK, TIKTOK, X E WHATSAPP

Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *