Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Semana On

26/06/2026 - Desde 2009 informando com qualidade

Nos apoie:

Chave PIX:

19.485.790/0001-70

QR Code para doação

Mato Grosso do Sul

Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres

Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda de Riedel Ladário

Publicado em 24/06/2026 2:20 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Corumbá concentrou, ontem (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.

SIGA A SEMANA ON NO YOUTUBE, INSTAGRAMFACEBOOK, TIKTOK, X E WHATSAPP

Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.

A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.

Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.

“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.

Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.

A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.

No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.

Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.

Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.

Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.

“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.

A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.

O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.

Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.

A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.

No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.

Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.

Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.

“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.

A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.

O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.

“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.

Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.

“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.

Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.

A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.

Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda do Governo de MS em Ladário

Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.

Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.

Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.

Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.

À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.

Telemedicina

Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.

“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.

Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.

“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.

MS Ativo – Municipalismo II

Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.

O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.

Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.

“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.

Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.

“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.

O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.

“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.

Arraial do Banho de São João

Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.

Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.

Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.

SE FIZER SENTIDO PRA VOCÊ, APOIE O JORNALISMO DA SEMANA ON

Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *