Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Semana On

21/06/2026 - Desde 2009 informando com qualidade

Nos apoie:

Chave PIX:

19.485.790/0001-70

QR Code para doação

Judiciário

Lucas Rosa registra chapa e disputa com Bito Pereira presidência da OAB

Eleição acontece no dia 22 de novembro e campanha promete ser bastante acirrada

Publicado em 22/10/2024 10:54 - Vox MS

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O advogado Lucas Rosa oficializou na segunda-feira (21) o registro de sua candidatura à presidência Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2025/2027. Ele vai concorrer com o candidato a reeleição Luiz Claudio Bito Pereira, que encabeça a Chapa “Pelo futuro da OAB”.

CLIQUE AQUI E SIGA A SEMANA ON NO INSTAGRAM

A advogada Thalita Peixoto será a candidata a vice-presidente, representando a região da Grande Dourados. Denominada “Renovação: OAB de todos”, a chapa de oposição tem entre os seus vários objetivos por fim ao revezamento na gestão da Seccional, que já dura 9 anos.

Com um discurso de modernização e fortalecimento da classe, Lucas Rosa comemorou o registro da chapa criticando o Provimento nº 222/2023, conhecido como “Provimento da Mordaça”.

A norma restringe a atuação de pré-candidatos nas seccionais e subseções, cerceando a liberdade de expressão no âmbito da instituição, limitando a participação democrática dos advogados no processo eleitoral.

“Todo mundo aqui já pode tirar a mordaça que tentaram nos impor. Vamos poder dizer o que pensamos sobre nossa profissão, sobre a advocacia, sobre nossa instituição e sobre os tribunais superiores”, afirmou Lucas.

O candidato também destacou a falta de atuação concreta da atual gestão frente a situações que prejudicam a advocacia, tanto no estado quanto no cenário nacional.

Jovem advocacia

Lucas Rosa ressaltou a importância de capacitar os jovens advogados para atuar de forma eficiente e ética no mercado, com foco em cursos de marketing jurídico e no enfrentamento de autoridades que violem prerrogativas da classe.

Para ele, a OAB deve dar suporte total a esses profissionais, algo que, segundo o candidato, não ocorre atualmente. “Com altivez e coragem, iniciamos nossa caminhada para colocar a OAB de volta aos trilhos”, concluiu.

Indignação

Janaína Pouso Rodrigues, advogada que também compõe a chapa, trouxe um tom de indignação ao falar sobre sua participação no projeto de renovação.

“Cheguei ao meu limite”, desabafou, afirmando que após anos de desgaste com a instituição, decidiu se juntar à oposição para lutar pela reconstrução da Ordem no Estado.

Janaína apontou problemas graves, como na Central de Processamento Eletrônico (CPE) e a falta de suporte para os advogados no Estado.

Com a eleição marcada para 22 de novembro, a disputa entre Lucas Rosa e o atual presidente Bito Pereira promete intensificar o debate no âmbito da instituição.

Revezamento

Lucas Rosa vai tentar por fim ao revezamento na gestão da entidade, que já dura 9 anos, pois muitos advogados em Mato Grosso do Sul consideram o continuísmo a principal causas do desinteresse da classe pela entidade.

Mansour Karmouche exerceu a presidência entre 2016 e 2021, período em que Bito Pereira ocupou o cargo de conselheiro federal.

Atualmente, as posições se inverteram, estando Bito na presidência da Seccional (onde pretende ficar por mais 3 anos) e Mansour no mandato de conselheiro federal, cargo para o qual buscará a reeleição este ano também por mais 3 anos.

Caso sejam vitoriosos, serão 12 anos de revezamento. Mansour, no entanto, está no poder há mais tempo, já que por força de eleição suplementar exerceu a vice-presidência da OAB em Mato Gosso do Sul em 2014 e 2015.

Clique aqui e veja a composição da Chapa “Renovação: OAB de todos”

Clique aqui e veja a composição da Chapa “Pelo futuro da OAB”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *