Entre em nosso grupo
2
19.485.790/0001-70
O Som e a Fúria
Do Navio Negreiro à morena tropicana... mas sem ‘natanzinhos’ e afins
Publicado em 28/06/2023 10:59 - Felipe Chaves
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Semana passada, 24 de junho, foi dia de São João. Todos os meus vizinhos me desejaram boas festas. As pessoas têm muita expectativa por essa data, enfeitam suas casas, fazem fogueiras, famílias se reúnem em volta das mesas postas com comidas e bebidas típicas.
Nas cidades do interior da Bahia, onde resido, a preparação começa ao suspender fios de bandeirinhas que atravessam de um poste a outro, as ruas ficam praticamente cobertas, quando o sol bate cria uma sombra no asfalto, parece um caleidoscópio. Nas praças muitos símbolos, balões iluminados, esculturas representando instrumentos feitos de madeira ou argila.
Lampião e Maria Bonita também são lembrados nesta data. Gosto de pensar que eles fazem parte da marca de rebeldia da cultura nordestina. Eu sempre tive uma forte relação com essa estética, os poetas, autores e compositores sempre estiveram enraizados na minha formação, desde ‘O Navio Negreiro’, de Castro Alves, nos romances de Jorge Amado, nos autos de Ariano Suassuna. Na música, olhei a terra ardendo, senti o gosto agridoce da cajuína cristalina em Teresina, passou com raça eletrônica o maracatu atômico, amei a morena tropicana, a dona da minha cabeça e a Risoflora, viajei no expresso 2222, tive medo de avião, já fui avô e pai, já que o tempo é rei.
Existe uma lenda – que adoro acreditar – que Bob Marley criou o reggae depois que escutou pela primeira vez um disco de Luiz Gonzaga. Perto de onde eu moro existe uma cidade chamada Amargosa, sempre levo minha filha lá, pra ela ver a vila junina que é construída na Praça do Bosque.
Estima-se que pelo menos 100 mil pessoas arrastaram os pés por lá. Dançamos, rimos e nos divertimos até que o autofalante anunciou que a próxima atração seria Natanzinho. Então, batemos em retirada como cangaceiros cercados.
Viva São João!!!
Leia outros artigos da coluna: O Som e a Fúria
Muito bom gostaria de conhecer a festa junina de amargosa deve ser realmente muito legal
Adorei. Fiquei emocionada. Uma crônica linda e cheia de lembranças.❤️
Muito bom !!! ????????????????????????????????????????