Entre em nosso grupo
2
19.485.790/0001-70
Campo Grande
Sesau reforça vacinação de cães e gatos e orienta população a não manipular animais com comportamento atípico
Publicado em 23/02/2026 1:43 - Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
A confirmação do terceiro caso de raiva em morcegos neste ano levou a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) a intensificar o alerta à população sobre a necessidade de manter em dia a vacinação antirrábica de cães e gatos. Os registros ocorreram nos bairros Vivendas do Bosque, Centro e Santa Fé, após moradores comunicarem a presença de animais em situação anormal.
SIGA A SEMANA ON NO YOUTUBE, INSTAGRAM, FACEBOOK E WHATSAPP
Os morcegos foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ) e encaminhados para análise laboratorial. Os exames confirmaram a presença do vírus da raiva, conforme os protocolos sanitários vigentes. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).
Segundo a equipe técnica da Sesau, o município abriga espécies de morcegos frugívoros e insetívoros que, em seu habitat natural, não representam risco à população. O problema surge quando há alteração de comportamento — como animais encontrados caídos no chão ou ativos durante o dia —, situação que pode indicar infecção e potencial de transmissão a outros mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos.
“A recomendação é não tocar no animal, isolar o local para evitar contato com pessoas e outros animais e acionar imediatamente a GCZ para o recolhimento seguro”, orienta a chefe do Serviço de Controle da Raiva e outras Zoonoses da Sesau, Maria Aparecida Conche. Ela ressalta que morcegos observados voando à noite ou abrigados durante o dia, sem sinais de anormalidade, não devem ser manipulados, mas também não representam ameaça.
Em caso de contato acidental com animal suspeito, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde com atendimento 24 horas para avaliação médica e eventual início do protocolo de profilaxia antirrábica pós-exposição.
Vacinação como barreira sanitária
A Sesau enfatiza que a imunização anual de cães e gatos é a principal estratégia para impedir a circulação do vírus no ambiente urbano. Animais domésticos vacinados funcionam como barreira epidemiológica, interrompendo a cadeia de transmissão e protegendo indiretamente a população.
A vacina antirrábica está disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande, localizado na Avenida Senador Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h. Além do posto fixo, campanhas itinerantes são realizadas nos bairros ao longo do ano.
Como acionar o serviço
Para recolhimento de morcegos suspeitos, o CCZ atende pelo telefone geral (67) 3313-5000. Em dias úteis, das 7h às 17h, também estão disponíveis os números (67) 2020-1801 e (67) 2020-1789. No período das 17h às 21h, bem como aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h, o contato deve ser feito pelo (67) 2020-1794.
Se o animal for encontrado fora do horário de atendimento, a recomendação é isolá-lo com balde, caixa ou pano, evitando contato direto, e acionar o serviço assim que o atendimento for retomado.
Com três confirmações em menos de um ano, a vigilância sanitária reforça um princípio básico da saúde pública: diante da circulação do vírus, a prevenção coletiva começa dentro de casa, com a vacinação regular dos animais domésticos.
Deixe um comentário