Entre em nosso grupo
2
19.485.790/0001-70
Brasil
Publicado em 26/06/2015 12:00 -
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
A população desocupada nas seis regiões metropolitanas incluídas na Pesquisa Mensal do Emprego incluiu mais 454 mil pessoas na comparação com maio do ano passado, alta de 38,5%. O crescimento percentual em 2015 é o maior registrado pela pesquisa desde março de 2002, quando começa a série histórica. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do crescimento em relação a maio do ano passado, o contingente de 1,6 milhão de desocupados não é maior estatisticamente que o registrado em abril deste ano. Percentualmente, houve alta de 4,8% de abril para maio.
A pesquisa é realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. A região que teve a maior alta no número absoluto de desocupados foi Porto Alegre, englobando 96% mais desempregados que em maio do ano passado e 11,9% mais que em abril. O IBGE estima que o número de pessoas que procurou e não encontrou emprego no mês de maio na grande Porto Alegre alcançou 115 mil pessoas.
Em São Paulo, a população desocupada subiu 39% na comparação com o ano passado e 8,5% frente a abril. Em números absolutos, 198 mil pessoas – na comparação interanual – procuraram e não encontraram emprego em São Paulo, englobando um total de 707 mil.
Desemprego
O desemprego em seis regiões metropolitanas do país subiu 6,7% em maio. Em maio do ano passado, o desemprego estava em 4,9%.
De março para abril deste ano, a taxa subiu de 6,2% para 6,4%, subindo 0,2 ponto percentual. Já a variação de abril para maio foi de 0,3 ponto percentual, considerada estatisticamente estável.
No início do ano, o desemprego era 5,3%, e uma trajetória de alta o levou para 5,9% em fevereiro e 6,2% em maio. Com o resultado de maio, o crescimento do desemprego acumula 1,4 ponto percentual.
Deixe um comentário