18/05/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cães e gatos também podem ficar gripados

Com frente fria em todo Mato Grosso do Sul, a saúde e o bem-estar dos bichos de estimação também devem ser priorizadas

Publicado em 17/06/2023 8:55 - Semana On

Divulgação Pixabay

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com a mudança drástica no clima, em Mato Grosso do Sul, a atenção ao bem-estar e saúde dos pets também devem ser consideradas. Os cuidados devem ser redobrados para que os animais de estimação não desenvolvam infecções respiratórias e até gripar.

Coriza, secreção nasal e nos olhos, além de conjuntivite e tosse, são os principais sintomas que incomodam os animais que estão com infecção respiratória. Veja abaixo as recomendações para manter a saúde dos animais em dia:

– Manter as vacinas em dia;

– Evitar aglomeração;

– Não deixar o animal molhado por muito tempo;

– Não deixar que o pet se molhe na chuva;

– Prestar atenção na respiração e na secreção do animal;

– Verificar se o animalzinho apresenta algum sintoma gripal;

– Realizar uma consulta vacinal para o veterinário checar a saúde do pet.

Em comunicado divulgado pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), em Campo Grande, o alerta para a gripe em animais foi levantado. Em dias frios, os tutores devem ficar atentos ao comportamento dos pets. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação e deve ser encaminhado para consulta.

O uso de remédios, sem recomendação médica, deve ser descartada. No comunicado, a Subea explica que utilizar qualquer tipo de substâncias anti-inflamatórias podem provocar o óbito da mascote.

“Os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol. A baixa nutrição e imunidade também contribuem para o aumento do índice de infecções. Então, qualquer tratamento deve ser indicado após avaliação de um médico veterinário”, complementaram.

Atendimento aos pets

Para dar suporte à comunidade, a Subea tem três consultórios veterinários gratuitos, com capacidade de atendimento para 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30). Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.

“A secretária também conta com a Campanha do Agasalho Pet, que arrecada mantas, toalhas ou roupas pet´s para doar para ONGs, protetores independentes e pessoas em vulnerabilidade social que possui animais”, detalha Ana Luiza Lourenço de Oliveira Lima, subsecretária da Subea.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *