19/05/2024 - Edição 540

Palavra do Editor

Um grande negócio

Publicado em 23/05/2014 12:00 -

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O custo das eleições no Brasil vem aumentando exponencialmente. Em 2002, os gastos totais somaram R$ 800 milhões. Em 2010, eles chegaram a R$ 4,9 bilhões. Para eleger um deputado federal, gastou-se em 2010, em média, R$ 1,1 milhão; um senador, R$ 4,5 milhões; um governador, R$ 23,1 milhões.

Segundo a Transparência Brasil, o custo total das eleições de 2010 e 2012 chegou a R$ 10,8 bilhões. Apenas para comparar, nas últimas eleições ocorridas na França, no ano passado, somado todo o dinheiro empregado nas campanhas eleitorais presidenciais e legislativas, foram gastos US$ 30 milhões.

As projeções para as eleições deste ano são ainda mais impressionantes. Especialistas em planejamento de campanhas eleitorais projetam que uma campanha forte para a Câmara Federal pode ter custo total de R$ 3 milhões. Já para chegar o Senado, o desembolso pode atingir R$ 5 milhões. Nas majoritárias a coisa fica ainda mais absurda. Estimam-se despesas em torno de R$ 50 milhões para eleger um governador e de R$ 200 milhões para uma corrida presidencial.

Segundo a Transparência Brasil, o custo total das eleições de 2010 e 2012 chegou a R$ 10,8 bilhões.

Apenas os pacotes de planejamento de campanha, que contemplam a comunicação online, criação de peças publicitárias e aprimoramento da imagem do político para TV, rádio, internet e impresso, podem custar de R$ 50 mil a R$ 300 mil por candidatura.

Além das agências, os candidatos ainda devem se preocupar com a sua situação em relação à intenção de votos. Uma pesquisa quantitativa pode custar de R$ 20 mil a R$ 100 mil. Se o trabalho for feito pelo viés qualitativo, a pesquisa pode custar de R$ 40 mil a R$ 100 mil. Os valores dependem da abrangência da consulta popular.

Os produtos do mercado eleitoral apresentam tanta diversidade que já é possível comprar um modelo de discurso. Um instituto de pesquisa com sede em Minas Gerais oferece aos candidatos a “elaboração do discurso a ser praticado a partir da análise de informações obtidas por meio de pesquisa de opinião”. O custo pode chegar a até R$ 30 mil.

Ou seja: eleição é um negócio e tanto no Brasil. Tão bom que quem gasta não reclama…


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