22/07/2024 - Edição 550

Ecologia

Volkswagen Up! é Fusca do futuro

Publicado em 29/01/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Após muitos flagras e algumas prévias, a Volkswagen divulgou detalhes sobre o Up!, o novo modelo mais barato da montadora fabricado no país, que vem para preencher a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags para todos os novos veículos produzidos no Brasil ou importados.

Serão oferecidas quatro versões, com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados em fevereiro, quando o Up! será lançado.

O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. "O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo", diz o chefe de design do veículo, Luiz Alberto Veiga. "Desde o início do trabalho, pensamos em fazer um ícone", continua.

"Ele tem todos os requisitos para ser líder", completa o gerente de marketing e produto da Volkswagen, Henrique Sampaio. Apesar de a montadora dizer que o novo carro "não tem concorrentes diretos", não nega que ele brigará com a Fiat. "[O Up!] Tem proximidade com o Uno", afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar ao mercado: a nova geração do Ford Ka, que teve o protótipo apresentado em novembro de 2013.

Por ora, a VW só divulga a configuração do modelo quatro portas e com câmbio manual, mas dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), informados na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de duas portas e com o câmbio automatizado I-Motion.

A base do Up! é o motor 1.0 de três cilindros flex, o mesmo do Fox Bluemotion, além do câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a marca, o propulsor rende 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, com gasolina. Com etanol, são 82 cv e 10,4 kgfm de torque. A velocidade máxima divulgada é de 165 km/h, com etanol, e 163 km/h, com gasolina.

O modelo terá as versões Take Up!, Move Up! e High Up!, partindo, nessa ordem, da mais básica. A versão top de linha foi subdividida em Red Up!, White Up! e Black Up!, que diferem entre si apenas pelas cores que os próprios nomes especificam: vermelho, branco e preto.

O banco do motorista tem regulagem de altura em todas versões, e os assentos dianteiros vêm com encosto de cabeça integrado, criando um visual mais esportivo. A abertura elétrica do porta-malas também já é de série.

Todas as opções possuem, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo (para motorista e carona), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador – sistema que, em caso de colisão, altera a tensão do cinto para que ele não trave com muita força nem fique frouxo – e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite um engate rápido. Para o Up!, a Volkswagen desenvolveu uma linha especial de cadeirinhas, que serão vendidas nas concessionárias.

Entre os opcionais, está o sistema de entretenimento e navegação chamado de "maps and more" ("mapas e mais", em inglês).

Já ar-condicionado e aquecimento interno são itens de série apenas nas opções top de linha (Red, White e Black). Nas demais, pode ser adquirido como opcional.

A direção elétrica é incluída somente a partir da versão intermediária High Up!. Nas de entrada, Take Up! e Move Up!, é necessário pagar a mais por ela. A hidráulica também é um opcional na versão mais básica, Take.

O modelo ainda tem spoilers (peças plásticas que deixam o visual mais esportivo) laterais e traseiro como acessórios em todas as versões.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *