Ecologia
Publicado em 08/01/2014 12:00 -
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
O segmento mais movimentado será o dos compactos, com novidades concentradas no início do ano.
O primeiro será o compacto Up!, que chegará em fevereiro. A estratégia da VW do Brasil será similar à europeia, com muitas versões pensadas para o público jovem e apenas uma opção de motor -o 1.0 flex de três cilindros (82 cv) que estreou no Fox.
Contudo, há algumas diferenças entre o modelo nacional e o alemão. O Up! montado em Taubaté (a 140 km de SP) será um pouco maior, e seu banco traseiro foi pensado para receber três ocupantes (com aperto). Na Europa, o carro é homologado para transportar quatro pessoas. O preço inicial deverá ficar pouco abaixo de R$ 30 mil.
O valor é próximo ao que a Renault irá pedir pela versão de entrada do novo Sandero, que estreia entre março e abril. Ao mesmo tempo, a Ford lançará o novo Ka. O modelo é completamente diferente do atual, a começar pela adoção da carroceria de quatro portas. Haverá uma opção sedã, cuja apresentação é prevista para o segundo semestre. O novo modelo substituirá também o Fiesta Rocam (de geração antiga).
Time vencedor
Juntos, Up!, Sandero e Ka deverão responder por mais de 300 mil emplacamentos por ano. Para se defender, a Fiat promoverá mudanças visuais no Uno.
Entre os compactos premium, a maior novidade do semestre será o novo Honda Fit. O carro ficará um pouco maior, o que reforçará a imagem de monovolume.
Mas a maioria dos lançamentos serão de origem estrangeira. A lista é grande e nem todos couberam nessa página -entre eles os jipinhos Renault Captur, Mercedes GLA e Ford Kuga. Outro modelo voltado para a família é o novo Citroën C4 Picasso.
Quem procura mais requinte verá em breve dois cupês BMW: os Série 2 e 4. Do lado dos nacionais, a estrela será a 11ª geração do Corolla, que chega em maio. No fim do ano, estreia o novo compacto da JAC, que será feito na Bahia.
Deixe um comentário