24/07/2024 - Edição 550

True Colors

Esta campanha pelo Dia do Orgulho LGBT é simplesmente tudo o que a gente quer ver

Publicado em 01/07/2016 12:00 - Guilherme Cavalcante

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Todo ano é assim, no dia dos namorados, dia das mães, dos pais… As empresas descobriram (aceitaram?) que LGBTs são um mercado que consome e decidiram atacar para cima deles. E fazem isso da forma mais heteronormativa possível, ou seja, reproduzindo o segmento num padrão socialmente aceitável.

Talvez por isso a campanha da Skol para o Dia Internacional do Orgulho LGBT, que foi celebrado no último dia 28, tenha sido tão interessante. Sem dizer uma única palavra, sem explorar a sensualidade de corpos ou, principalmente, apresentar produtos, a propaganda (que eu, pessoalmente, só vi no Youtube, e não na tevê) traz uma forte mensagem de empoderamento a quem 'anda na contramão'. É fantástica.

Assista:


O comunicado oficial da Skol que divulgou a campanha traz o seguinte texto: "A estrada fica mais colorida quando não se está sozinho. Cada passo é um avanço. Cada abraço, uma conquista.

Respeitar a diversidade é o caminho. Dê o play e siga com orgulho".

Ao site AdNews, especializado em notícias sobre publicidade, o diretor de marketing da Skol declarou que o vídeo, intitulado de Estrada, era um ṕosicionamento da marca Skol em relação ao mercado LGBT. "Chegou a hora de algo novo ser construído. Este é o momento de discutirmos uma questão importante para a sociedade. Neste dia tão importante, nós de Skol queremos deixar claro que podemos caminhar juntos, que podemos valorizar a diversidade e incentivar uma vida sem preconceitos. Precisamos todos estar de braços dados com o respeito. Isso é transformador", afirmou.

O vídeo foi criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, produzido pela Conspiração Filmes e com trilha da LOUD. A peça tem direçaõ geral de criação de Fabio Fernandes, direção de criação de Theo Rocha e criação de Theo Rocha, Gustavo Mayrink, João Freire, Lara Roncatti e Bruno Castellotti.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *