21/02/2024 - Edição 525

Campo Grande

Sesc vai transformar prédio militar em ponto cultural

Publicado em 14/10/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Sesc de Mato Grosso do Sul tem investido na retomada de espaços relacionados ao Patrimônio histórico de Campo Grande. O processo teve início com a Morada dos Baís, que atualmente possui uma intensa programação cultural. Agora, o prédio da 30ª Circunscrição do Serviço Militar, na Avenida Afonso Pena, 2270, também será ocupado pela instituição, com objetivos culturais, conforme explica a diretora do Sesc MS, Regina Ferro. "São oportunidades que vão surgindo para o Sesc, e queremos que isso seja benéfico para todos", resume. 

A parceria foi fechada com o Comando Militar do Oeste (CMO) e a 9ª Região Militar. O contrato de administração será de 5 anos e a ocupação será semelhante à da Morada dos Baís, com a inclusão de cursos de arte, cinema, mostras e exposições. Segundo Regina, o pedido foi feito pelos militares ao Sesc, já que o prédio é tombado como Patrimônio Material de Campo Grande, por sua importância histórica, mas havia uma vontade de se criar ali um uso mais amplo.

Segundo Regina Ferro, o único pedido feito pelo CMO para a cedência do edifício foi a manutenção do nome "Melo e Cáceres", em alusão a Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, um militar nascido em Ladário e que ficou conhecido por, em sua gestão da antiga capitania de Mato Grosso, nos idos de 1772, por ter erguido o Forte de Coimbra e o Real Forte Príncipe da Beira, e fundado a cidade de Albuquerque, hoje Corumbá. 

Com a assinatura do convênio, começa de imediato a obra para restauração, que se inicia pela parte térrea do prédio, cuja conclusão está prevista para o fim deste ano, com início das atividades do Sesc no primeiro semestre de 2017. A nova unidade do Sesc, quando inaugurada, irá funcionar de terça a sexta-feira, das 13h às 22h e aos sábado das 13h às 22h, com biblioteca, sala de exposições, salas para projeções e shows musicais de pequeno porte, cinema, laboratório para ensaios, encontros e oficinas, entre outras instalações. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *