21/02/2024 - Edição 525

Campo Grande

Sesau promove ações para marcar Dia de Combate à Sífilis Congênita

Publicado em 16/10/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), sob a coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS, realizará de 19 a 23 de outubro ações em saúde para marcar o dia alusivo ao combate à sífilis congênita (17 de outubro). Neste período, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) irão disponibilizar o teste rápido de sífilis, além orientação para a prevenção e aconselhamento em DST em pontos descentralizados.

Em Campo Grande, de janeiro a setembro deste ano, de 533 casos encontrados, 298 pessoas foram notificadas para sífilis adquirida (população geral com diagnóstico confirmado para sífilis), 158 notificações de sífilis em gestantes (grávidas diagnosticadas com sífilis). No caso da sífilis congênita, foram notificadas 77 casos (crianças que possivelmente nasceram com sífilis, infectadas durante a gestação).

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.

A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

A supervisora geral do Programa Municipal de Prevenção às DST/HIV-Aids e Hepatites Virais, da Sesau, Luciana Caetano Rocha destaca a importância da prevenção feita com o uso do preservativo. "Queremos, principalmente, sensibilizar e chamar a atenção para o meio mais eficaz de evitar a sífilis, que é a prevenção com o uso da camisinha", salientou.

Cronograma de atendimento

De acordo com o cronograma da Sesau, as ações acontecem no dia 19 de outubro, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) no Distrito Sanitário Sul. No dia 20 de outubro, em período integral, no Distrito Sanitário Oeste, na UBSF Serradinho. No dia 21 de outubro, acontece no Distrito Sanitário Leste, na UBSF Itamaracá, em período integral. Já no dia 22 de outubro, a equipe estará na UBS Dona Neta, em período integral. No Distrito Sanitário Norte, a ação acontece no dia 23 de outubro, na UBSF Nossa Senhora das Graças, no período vespertino. Quem comparecer aos locais e fizer o teste receberá um brinde alusivo à data.

Serviço

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mantém atendimento rotineiro na sua sede localizada na rua Anhanduí, 290, bairro Amambaí. No local, além do teste de sífilis, presta serviço em diagnóstico de doenças sexualmente transmissível (DST) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *