29/05/2024 - Edição 540

Campo Grande

Saúde realiza campanha ‘Desenrola, veste e se joga no Bloquinho’ de prevenção às ISTs no Carnaval

Confira os serviços estaduais que abrem e fecham durante o feriado

Publicado em 17/02/2023 11:21 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza a Campanha ‘Desenrola, Veste e se joga no Bloquinho’ de prevenção às ISTs para o Carnaval, evento que reúne grande concentração de pessoas, principalmente, de jovens que querem curtir a maior festa do país. Por isso, a campanha surge para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que mais de um milhão de pessoas adquirem uma IST diariamente e que cerca 500 milhões de pessoas adquiram uma das IST curáveis – gonorreia – Neisseria gonorrhoeae, clamídia – Chlamydia trachomatis, sífilis e tricomoníase a cada ano.

A gerente Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SES/MS, Alessandra Salvatori, explica que essas doenças são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha externa ou interna, com uma pessoa que esteja infectada. “A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas”.

A campanha ganha reforço justamente no período de pré-carnaval e durante os dias de folia em todo Estado do Mato Grosso do Sul, onde a SES/MS em parceria com as equipes municipais de Saúde desenvolvem ações nas principais cidades onde há grande concentração de foliões como Campo Grande, Corumbá e Bonito, instaladas em pontos tradicionais como nos locais onde acontecem os desfiles de blocos de rua e Escolas de Samba.

Para atender as demandas e reforçar a prevenção dos foliões no período de prévias carnavalescas e durante a festividade de Carnaval foram enviados pela SES/MS aos 79 municípios, no período de janeiro até o dia 13 de fevereiro de 2023, 424.800 preservativos externos de 52mm e 38.880 de 49mm. Em relação aos preservativos internos foram enviados 10.000 unidades e fornecidos 200 kits de Auto testes aos municípios do interior do Estado. E mais 26 mil unidades de Gel Lubrificante.

Somente no ano de 2022, foram encaminhados 3.301.133 preservativos externos de 52mm e 620.628 de 49mm, 86.850 preservativos internos, 1.304 Auto testes e 117.300 unidades de Gel Lubrificante a todo Mato Grosso do Sul.

Casos registrados

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) registrou entre janeiro dezembro de 2022, 1.189 casos novos de HIV e 286 casos de Aids em Mato Grosso do Sul. Ainda no mesmo período foram registrados 2.769 casos de sífilis adquirida e outros 1.320 casos de sífilis congênita (quando passa da gestante para o bebê). Também foram registrados, de janeiro a dezembro de 2022, 247 de casos de hepatites virais.

A SES/MS ainda ressalta que outras estratégias de prevenção são realizadas como: a chamada de prevenção combinada. “Ou seja, a Prevenção Combinada associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais (ao mesmo tempo ou em sequência), conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV”, pontua Alessandra.

Quanto ao HIV, caso alguém durante o Carnaval tenha alguma relação desprotegida com um parceiro não conhecido, o indivíduo pode buscar atendimento médico, solicitar o uso do PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – até 72h após o ocorrido, o que diminui as chances de infecção pelo HIV.

Assim, a Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência Estadual de IST´s/HIV/Aids e Hepatites virais tem atendido às solicitações dos municípios quanto a distribuição dos preservativos e testes rápidos e orienta quanto a importância de ações de prevenção, não somente durante o período da folia de Momo, mas como durante o ano todo.

Bloco da prevenção combinada: Carnaval terá ações de orientações às ISTs

Iniciadas no primeiro final de semana de fevereiro, já durante o “pré-carnaval”, as ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) serão intensificadas nos quatro dias de folia e no final de semana seguinte.

De acordo com o gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), as ações extramuro, como são chamadas, têm o objetivo de orientar aos foliões sobre onde e como buscar por atendimento e tratamento no caso de uma exposição de risco a qualquer IST. “Estaremos nos blocos e nos desfiles das escolas de samba entregando preservativos e material informativo sobre a profilaxia pós-exposição”, explica Marco Aurélio de Almeida.

Nos quatro dias de festas as equipes estarão espalhadas por diversas áreas da cidade, com o objetivo de reforçar as orientações sobre como aproveitar o carnaval de forma segura. Em caso de exposição de risco, o recomendável é buscar uma unidade 24 horas e o tratamento em até 72h.

Após o carnaval, o folião também pode buscar qualquer uma das unidades de saúde da Capital para realizar o teste rápido para diagnóstico de Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

Dados epidemiológicos

Somente no ano de 2022, foram notificados 212 novos casos de Aids em Campo Grande, que é quando o vírus do HIV se manifestou e o portador apresenta um quadro adoecido. A maior parte destas notificações, que não necessariamente são novos diagnósticos, são em homens, totalizando 77 casos.

Conforme o Ministério da Saúde, desde o início do rastreio de casos de Aids no país, a Capital registrou 1.675 óbitos pela doença, sendo 68 deles somente no ano de 2021, o que corresponde a um coeficiente de 7,8 óbitos a cada 100 mil habitantes no município.

No primeiro semestre do ano passado também foram notificados 138 novos diagnósticos de sífilis na cidade, sendo 74,6% destes casos adquiridos através da prática do sexo não seguro. Em 2021 eram 405 pessoas realizando o tratamento contra a sífilis com uso de penicilina, medicamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Confira os serviços estaduais que abrem e fecham durante o Carnaval

As repartições do Governo de Mato Grosso do Sul terão expediente diferenciado para o atendimento ao público durante o período das festividades de Carnaval. Além do fim de semana, entre segunda-feira (20) e quarta-feira (22), alguns locais vão abrir.

Os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, funcionam normalmente, cabendo aos gestores a organização de plantões e escalas.

O serviço público estadual volta às atividades normais na quarta-feira (22), a partir das 13h.

Confira abaixo como será o funcionamento de alguns dos serviços prestados.

Bioparque

O Bioparque Pantanal estará de portas abertas para o público no sábado (18) e na segunda-feira (20), de manhã e à tarde. Já na terça-feira (21) e quarta-feira (22), o complexo não abrirá.

O ponto turístico funciona de forma excepcional neste sábado durante todo o dia, e vai receber o público com visitas agendadas antecipadamente pelo site oficial (bioparquepantanal.ms.gov.br).

Já na segunda-feira (20), como já é feito nos demais dias, o ponto turístico irá receber os visitantes agendados e disponibilizará vagas limitadas para cadastro local. Serão 400 vagas para cadastro a partir das 8h e mais 600, a partir das 13h30.

Cultura

O Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho fecha entre sábado (18) e terça-feira (21), reabrindo na quarta-feira (22), às 13h. O prédio fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.

A Casa do Artesão funcionará no sábado (18), das 8h às 13h e reabre na quarta-feira (22), às 13h. A Casa funciona provisoriamente na Morada dos Baís, que fica na Av. Noroeste, 5.140 na esquina com a Av. Afonso Pena.

A Biblioteca Estadual Isaías Paim funciona no sábado (18), das 8h às 14h e reabre na quarta-feira (22), às 13h. A Biblioteca fica na Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

O Marco (Museu de Arte Contemporânea) passa por reparos técnicos nas salas de exposições e por isso continua fechado para visitação. O museu fica na Rua Antônio Maria Coelho, Parque das Nações Indígenas, 6000.

Hemosul

O Hemosul Coordenador de Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, no Centro, abre neste sábado (18) das 7h às 17h para receber doações de sangue. O funcionamento será normal na segunda-feira (20), das 7h às 17h. O local fecha na terça-feira (21) e reabre na quarta-feira (22), às 13h.

As doações também podem ser feitas na Santa Casa e no HRMS (Hospital Regional), que vão funcionar na segunda-feira (20) das 7h às 12h e estarão fechadas entre os dias 22 e 23. Já as unidades de Três Lagoas e Dourados vão funcionar na segunda-feira (20), das 7h às 12h, e retornam com o atendimento na quinta-feira (23).

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o período do Carnaval. As emissões de guias para pagamentos deverão ser realizadas pelo site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (22), às 13h.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e suas agências não terão atendimento ao público nos dias de ponto facultativo, segunda-feira (20) e terça-feira (21).

Na quarta-feira (22) o atendimento presencial nas agências da Capital e do interior do Estado será em horário diferenciado. Porém, o Detran-MS reforça que 95% dos seus serviços estão disponíveis nos meios digitais, no site www.meudetran.ms.gov.br ou pelo aplicativo Detran MS.

Confira os horários de atendimento do Detran na quarta-feira (22):

Shopping Bosque dos Ipês – 13h às 19h

Shopping Campo Grande – Em reforma

Pátio Central Geraldo Garcia – 13h às 16h30

Rede Fácil – 13h às 16h30

Detran (sede) – 13h às 16h30

Interior – 13h às 16h30

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 154, na Capital, e (67) 3368-0500, no interior.

Unidades do Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão permanecem fechadas na segunda-feira (20) e terça-feira (21), e voltam a funcionar na quarta-feira (22), às 13h.

Funtrab

A Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) não realizará atendimento nos dias 20 e 21 de fevereiro e retorna com o funcionamento na quarta-feira (22), às 13h.

Os candidatos têm a opção de agendamento de atendimento por meio do aplicativo “MS Contrata+ para Trabalhadores ”, basta baixar o aplicativo, realizar o cadastro, marcar o dia e o horário, e posteriormente comparecer à agência, que fica na Rua 13 de Maio, 2.773.

Caso surjam dúvidas no uso do aplicativo, o contato para suporte do “MS Contrata+” é (67) 3320-1372 (WhatsApp).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *