Campo Grande
Quaest traz Adriane Lopes com 42% e Rose Modesto com 39%
Publicado em 17/10/2024 8:59 - Semana On, G1MS – Edição Semana On
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Em uma reunião realizada na noite de quarta-feira (16), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reafirmou seu apoio à candidatura de reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP) e convocou seu secretariado a se envolver ativamente na campanha do segundo turno. O encontro contou também com a presença da senadora e ex-ministra Tereza Cristina (PP), em um esforço conjunto para fortalecer a base política progressista no estado.
Diante de secretários de primeiro e segundo escalões, Riedel fez um apelo claro para que todos participem das ações programadas para os próximos dias. “Tereza falou com muita propriedade sobre o caminho natural; não há muita discussão a ser feita. Não é necessário elaborar muito sobre o que já está posto. Vou pedir a vocês que nos envolvamos nessa campanha, que vamos para a rua, assim como muitos aqui foram bandeirar no 1º turno”, afirmou o governador.
Riedel ressaltou a importância de focar nos valores e propostas que ele defende e incentivou uma atuação direta nos últimos dias da campanha. Entre as ações já programadas estão adesivaços e reuniões estratégicas, a fim de angariar mais apoio popular e fortalecer a imagem da candidata. “Pode contar conosco, Adriane; estaremos juntos com você nesses próximos dias”, completou.
Adriane Lopes defende gestão e propõe continuidade
Adriane Lopes, durante seu discurso, fez um balanço de sua gestão e destacou as parcerias com o governo do estado como essenciais para o desenvolvimento de Campo Grande. “Reconheço que a cidade tem problemas e, em dois anos, não consegui fazer tudo o que ela merece. No entanto, conseguimos colocar a cidade para avançar. Hoje, tenho mais de 300 obras em andamento”, afirmou a prefeita, reforçando que o apoio de Riedel é fundamental para garantir a continuidade dos projetos em andamento.
Ela também enfatizou que seu plano de governo é baseado em propostas concretas e na viabilidade de ações que beneficiem a população. “Não prometemos sonhos, mas mostramos o que é possível fazer com responsabilidade e parceria. Sem a colaboração do governo do Estado, Campo Grande perde muito”, pontuou, reafirmando seu compromisso em promover melhorias na capital e gerar oportunidades de emprego e renda para os moradores.
Tereza Cristina reforça aliança e confiança
Tereza Cristina aproveitou a ocasião para agradecer o apoio e reforçar a sensação de pertencimento ao grupo político progressista. “Muito obrigada a você, à Mônica, e a todos os secretários que conheço. Estou em casa e vamos em frente ganhar essa eleição”, declarou, em tom confiante.
O apoio de Tereza Cristina é visto como um trunfo importante para a campanha de Adriane Lopes, uma vez que a ex-ministra tem significativa influência política e popularidade no estado.
Estratégia para o segundo turno
Com a aproximação do segundo turno, as ações coordenadas por Riedel e sua equipe buscam garantir maior visibilidade para Adriane Lopes, apostando na continuidade do trabalho realizado nos últimos dois anos e nas alianças políticas estabelecidas. A estratégia é manter uma agenda intensa de compromissos e atividades que mobilizem a base de apoio e conquistem eleitores indecisos.
Quaest traz Adriane Lopes com 42% e Rose Modesto com 39%
A primeira pesquisa Quaest após o 1º turno das eleições em Campo Grande, divulgada na quarta-feira (16), mostra Adriane Lopes com 42% das intenções de voto para o 2º turno e Rose Modesto (União Brasil), com 39%. As candidatas estão empatadas tecnicamente considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os dados completos dos levantamentos feitos pelos institutos Quaest e Datafolha.
Os dados se referem à pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes das candidatas aos entrevistados.
Nos dados da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes das candidatas são apresentados ao eleitor no momento da entrevista, os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da contagem. Confira:
Adriane Lopes (PP): 42%
Rose Modesto (União Brasil): 39%
Indecisos: 6%
Branco/nulo/não vai votar: 13%
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores durante a entrevista. Pela margem de erro, as duas candidatas também estão empatadas tecnicamente. Veja o resultado:
Adriane Lopes (PP): 35%
Rose Modesto (União Brasil): 30%
Indecisos: 30%
Branco/nulo/não vai votar: 5%
Os entrevistados também foram perguntados sobre o voto no primeiro turno e em quem eles votariam no segundo turno. 47% dos eleitores que votaram em Beto Pereira (PSDB) disseram que pretendem votar agora em Adriane Lopes (PP); enquanto 51% dos que votaram em Camila Jara declararam intenção de voto em Rose Modesto (União). Veja os números completos:
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Beto Pereira (PSDB) no 1º turno:
Adriane Lopes (PP): 47%
Rose Modesto (União): 37%
Indecisos: 11%
Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Camila Jara no 1º turno:
Adriane Lopes (PP): 21%
Rose Modesto (União): 51%
Indecisos: 9%
Branco/nulo/não vai votar: 19%
Os cruzamentos dos dados foram feitos apenas com candidatos que alcançaram pelo menos 5% de voto declarado no primeiro turno.
Decisão do voto
A pesquisa apontou que 77% dos entrevistados estão totalmente decididos a votar, enquanto 23% afirmaram que podem mudar o voto.
Entre os eleitores de Adriane Lopes (PP):
Totalmente decidido a votar: 82%
O voto ainda pode mudar: 18%
Entre os eleitores de Rose Modesto (União Brasil):
Totalmente decidido a votar: 74%
O voto ainda pode mudar: 26%
Gestão Adriane Lopes é avaliada como positiva por 46% dos eleitores
A pesquisa Quaest aponta que 46% dos eleitores de Campo Grande avaliam a gestão da prefeita Adriane Lopes como positiva e, 16% como negativa. Outros 34% avaliam a gestão como regular e 4% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.
A Quaest perguntou aos entrevistados, pelo que eles sabem ou ouvem falar, como avaliam o trabalho da prefeita Adriane Lopes. Veja o resultado:
Positivo: 46%
Negativo: 16%
Regular: 34%
Não souberam/não responderam: 4%
A pesquisa, contratada pela TV Morena, entrevistou 852 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 15 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MS-02675/2024.
Deixe um comentário