26/02/2024 - Edição 525

Campo Grande

Revitalização da Avenida dos Cafezais chega a 87% das atividades concluídas

Avançam as obras para reordenamento da Avenida Três Barras

Publicado em 07/07/2023 9:24 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As obras de duplicação e revitalização da Avenida dos Cafezais, em Campo Grande, alcançaram 87,54% de execução neste mês de julho. Com a conclusão dos serviços de drenagem, pavimentação e recapeamento, operários trabalham nas etapas de calçamento, acessibilidade, plantio de grama e instalação das bocas de lobo.

O engenheiro Ronivon Ferreira da Costa, que é fiscal da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e acompanha a execução da obra, explicou as etapas do serviço.

“A execução do meio-fio já foi concluída. Ainda faltam colocar mil metros quadrados de grama, instalar 40 das 80 bocas de lobo e recompor um quilômetro de cercamento. Já a sinalização deve começar em um período de 15 dias”, detalhou o fiscal.

Antes mesmo de ser concluída, a obra já agrada quem vive ou trabalha nas imediações do grande Los Angeles. “Valorizou muito nossa área do (bairro) Paulo Coelho Machado. Gostei do serviço”, afirmou o aposentado Valdenírio Matos Ribeiro. “Esse trecho não era duplicado e aconteciam muitos acidentes. Melhorou essa questão, pois até agora não vi acidentes. Também tem a passagem para o pessoal, a ciclovia… Ficou bom, melhorou para o comércio e para todo mundo”, disse o comerciante Aldemir Lourenço. “Ficou muito boa para caminhar e correr, como estou fazendo agora”, completou a dona de casa Francislaine.

De acordo com o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), as benfeitorias não vão parar na revitalização do pavimento e na duplicação da via, já que o Governo do Estado também vai executar um novo projeto de iluminação na avenida.

“O governador Eduardo Riedel autorizou um sistema de iluminação fotovoltaica na Cafezais, que gera energia a partir da luz solar e não vai ter custo (mensal na conta de energia). É uma novidade em termos de iluminação pública que dá segurança para os motoristas ao entrar e sair dos bairros”, destacou o secretário.

O projeto

Com extensão total de 3,2 quilômetros entre a Avenida Gury Marques e a Rua Engenheiro Paulo Frontin, a Avenida Cafezais recebe as obras de revitalização, que compreende pavimentação, drenagem e restauração, em um investimento de R$ 11,1 milhões.

A avenida é uma das principais vias de acesso à região do grande Los Angeles, atendendo ainda moradores dos bairros Canguru, Centro-Oeste, Macaúbas, Marajoara, Mário Covas, Morada do Sol, Paulo Coelho Machado e Uirapuru.

Avançam as obras para reordenamento da Avenida Três Barras

As obras para o reordenamento viário da Avenida Três Barras começam na próxima semana. Para que os impactos causados pelas intervenções sejam minimizados, garantindo fluidez e opções aos usuários da via, a Rua Manoel da Nóbrega (paralela à Avenida Três Barras) e Rua Miguel Sutil (transversal à Avenida Três Barras), que também estão inclusas nas obras de readequação, já receberam a drenagem e pavimentação asfáltica, agora seguem os trabalhos de implantação do meio fio.

A readequação consiste em retirar a rotatória, instalar dois conjuntos semafóricos com 20 porta focos e a adoção de mão única numa quadra da Ruas Domingo Jorge Velho e Rua Miguel Sutil.

“Nós que acompanhamos diariamente a rotina do trânsito intenso aqui, sentimos ainda mais com o aumento na quantidade de carros nas ruas, principalmente em horários de pico. Estamos muito felizes em ver o início dos trabalhos e ansiosos para ver o reordenamento colocado em prática”, disse Junior Paiva, morador da região.

Sem a rotatória e com a construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento da Avenida Três Barras nesse trecho, que passará a ter duas pistas de rolamento. Atualmente, como a preferência é para quem está fazendo a rotatória, se formam filas dos veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira ou daqueles que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Rua José Nogueira Vieira.

Com a mudança, o tráfego se tornará mais fluído e o tempo do deslocamento reduzido. O condutor oriundo da região do Jardim Itamaracá e Rita Vieira que se deslocar no sentido Bairro – Centro poderá seguir pela Avenida Três Barras normalmente, com o tráfego regulado por semáforo.

Outra alteração prevista é para quem vem do Bairro Vilas Boas, pela Rua Domingo Jorge Velho, que passará a ser mão única na última quadra. O condutor não conseguirá entrar diretamente na Avenida Três Barras, tendo que entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Avenida Três Barras, onde também haverá semáforo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *