21/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Protagonistas em MS, mulheres negras levam cultura afro para Quintal Sesc

Evento acontece todas às sextas, das 17h às 22h, no Shopping Campo Grande

Publicado em 27/03/2023 10:49 - Semana On

Divulgação Gov MS

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Cultura, arte, gastronomia e empreendedorismo negro marcaram presença na edição do Quintal Sesc da última sexta, no estacionamento do Shopping Campo Grande, na Capital. A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul trouxe para o espaço trabalhos e reflexões das mulheres negras que produzem no Estado.

Rapadura, melado, farinha e artesanato vieram direto da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio para o espaço. “É uma iniciativa muito bacana, porque é muito difícil a gente vir de lá até aqui. Esta é a primeira vez que viemos expor e comercializar”, conta a moradora de Furnas do Dionísio, Edna Martins.

Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Duarte ressalta a valorização que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem dado às lutas do movimento negro.

“Nós, a nossa população negra, somos protagonistas do Estado de MS. Então vem Furnas com seus produtos e a valorização da população quilombola, o coletivo Raimunda Luzia de Brito para este espaço trazer e mostrar para a sociedade as nossas produções, a nossa cultura”, enfatiza Vânia.

Além da venda, a ação da Subsecretaria trouxe para o Quintal Sesc a exposição da coleção da professora Sheila Azevedo. Pesquisadora em relações etnoraciais e professora da Educação Básica, Sheila buscou trabalhar na dissertação de mestrado como as escolas aplicam a Lei 10.639/2003, que determina que história e cultura afro sejam trabalhadas em sala de aula, na prática.

“Fui pesquisar como os professores cumpriam a lei, e criamos a oficial de brinquedos e artefatos para a formação nas escolas”, explica. A partir daí passou a trabalhar pela identidade e representatividade negra através de bonecas e livros.

Para a secretária adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza, a ação é formidável. “Além da representatividade, aqui você vê a economia criativa que a gente está fomentando no Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

O Quintal Sesc, em parceria com o Governo do Estado, acontece todas às sextas, das 17h às 22h, no Shopping Campo Grande.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *