01/03/2024 - Edição 525

Campo Grande

Projeto ‘Eureca’ garante manutenção e revitalização de escolas da Reme

Projeto garantiu a revitalização e manutenção de 28 unidades escolas em apenas três meses

Publicado em 29/08/2022 1:10 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fez a revitalização e manutenção de 28 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), em apenas três meses. A ação teve início em maio deste ano no projeto “Escolas Unidas e Revitalizadas com Amor” (Eureca), que realizou serviços de manutenção em onze unidades, revitalização em outras quatro, além de 13 atendidas em parceria com os diretores escolares.

“Estamos procurando atender aquelas situações emergenciais. São reparos relativamente pequenos, mas que fazem grande diferença no dia a dia da escola, para os alunos. Fizemos a revitalização das quadras em três escolas. Os serviços são diversos, como reparos em telhado, muro, pintura, parte elétrica, tudo que precisar”, explicou a secretária municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

A primeira intervenção foi na quadra de esportes da E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi, no Jardim Noroeste, beneficiando 1,5 mil alunos. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e também com a direção da unidade escolar. A revitalização, com pintura e demarcação oficial da quadra, durou duas semanas.

A Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, a 20 quilômetros de Campo Grande, também foi atendida pelo projeto. A unidade tem em torno de 200 alunos, a maior parte moradores da área rural. A quadra de esportes e de areia, além do campo de futebol, são espaços utilizados pelos alunos no horário regular de aula e também pelos moradores do distrito, no período noturno e aos fins de semana. A revitalização foi feita com mão de obra voluntária dos moradores da região, pais de alunos e funcionários da escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP). Além da pintura, houve a troca da tabela de basquete, grades e telas foram arrumadas, instalação de lâmpadas de led, troca do forro e das portas das salas de aula.

“A quadra da escola é o espaço de lazer dos moradores de Rochedinho. Usada pelos alunos no período de aula, e também nos projetos de esporte do Divisão de Esporte, Arte e Cultura, a quadra também é usada a noite e fim de semana pela comunidade. A revitalização foi uma parceria da Subprefeitura e Semed, que enviaram materiais, e com a mão de obra de voluntários da comunidade escolar e funcionários da escola. Já inauguramos no sábado (20), com um torneio de futsal com a participação de 100 atletas. Dá um ânimo diferente no pessoal”, afirmou o diretor da unidade, Francisley Galdino.

A previsão é de que ainda neste semestre, mais 28 escolas sejam atendidas com os reparos. “O desafio é grande, mas contamos com a parceria dos diretores e isso tem feito toda a diferença. Sabemos das demandas, mas neste momento a prioridade são as situações emergenciais, mesmo assim, estamos confiantes que até o final do ano, consigamos dobrar a quantidade de atendimentos”, afirmou afirmou Tanise Darui, responsável pelo projeto na SEMED.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *