25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Primeira do Centro-Oeste a operar Sinesp-CAD, Guarda Civil da Capital capacita servidores de Dourados

Campo Grande foi a primeira capital da região a aderir ao sistema, que além de reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, melhora o planejamento operacional

Publicado em 20/10/2022 1:50 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde segunda-feira (17), a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande realiza a capacitação dos servidores de Dourados, município distante 229 km da Capital, para implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas – Sinesp CAD.

Campo Grande foi a primeira Capital do Centro-Oeste a aderir ao sistema, que além de reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, melhora o planejamento operacional. Pelo pioneirismo, a cidade se tornou multiplicadora do uso e funcionamento do software, que utiliza dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A transmissão de conhecimento feita por servidores da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da capital é uma das etapas para implantação e aplicação do sistema na cidade de Dourados. A parceria acontece por meio de Termo de Cooperação Intermunicipal.

“A utilização de tecnologia agiliza o atendimento ao cidadão e, desta forma, todos ganham. Prova disso é que estamos transmitindo conhecimento para outras cidades do Estado”, pontuou a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Os dados do software são fornecidos pelo Governo Federal de forma gratuita, integrando Município, Estado e União. Dentre outras funcionalidades, permite a consulta no Banco Nacional de Informações de Trânsito e Foragidos da Justiça.

Sérgio Mondadori, inspetor e diretor de Operações da Guarda Municipal de Dourados (GMD), é um dos servidores que participam da capacitação em Campo Grande. Ele destacou que a sinergia com o efetivo da Capital, de seu município e de todo Mato Grosso do Sul precisa ter uma continuidade e certamente será positiva para as forças de Segurança.

“Temos Campo Grande como referência na implantação e na utilização do Sinesp-CAD, que é uma importante ferramenta para os órgãos de segurança pública. Acredito que esse entrosamento e essa sinergia vão resultar em inúmeros benefícios à população de ambas as cidades”, ponderou Mondadori.

“A Guarda Civil de Campo Grande é uma referência para nós [de Dourados] pela estrutura e pelo efetivo. Nós vamos repassar o conhecimento aos outros Guardas, que estão na mesma linha de atuação”, explicou Jackeline Andrade, outra agente de Dourados que participa da capacitação.

O Sinesp-CAD está presente em 22 estados e no Distrito Federal e é utilizado por 22 mil profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Dez agentes da GCM de Campo Grande receberam capacitação para atuar como multiplicadores. Além de Dourados, a capacitação deve se estender aos municípios de Corumbá, Ponta Porã, Ladário e Bonito.

A capacitação será realizada com o seguinte cronograma:

– 17 a 19/10/2022- capacitação/multiplicação em Campo Grande;

– 20 a 24/10/2022- treinamento em Dourados;

– 25 a 28/10/2022- implantação em Dourados.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *