01/03/2024 - Edição 525

Campo Grande

Prefeitura inicia obras de restauração da Avenida Filinto Müller

Serviços que devem se estender pelos próximos quatro meses

Publicado em 07/04/2023 11:00 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande deu início as obras de restauração da pista da Avenida Filinto Muller, adjacente ao Lago do Amor. Os serviços, que devem durar 120 dias, contam com a recomposição estrutural do aterro, abertura de vertedouro para controle do nível do lago, a construção de um muro de contenção e outras soluções de engenharia para deter o processo erosivo que causou o colapso da pista.

Segundo a Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos, nas primeiras 96h do ano, foram registrados 204,2 milímetros de chuva em Campo Grande. A média histórica para janeiro é de 231, 9 milímetros. Desta forma, somente nos primeiros quatro dias de 2023 a Capital contabilizou 88% do previsto para todo mês de janeiro.

Tal quantidade de chuva no período causou erosão sob a pista de rolamento no Lago do Amor, provocando o desabamento de parte da estrutura e a necessidade da interdição da pista e de obras de engenharia para reparo e contenção da erosão no local.

“Assim como a ponte da Fernando Corrêa da Costa com a José Antônio, esta obra é prioritária para nós. As fortes chuvas do inicio do ano castigaram nossas vias, mas temos nos mobilizado para resolver o problema no menor tempo possível e para que ele não se repita posteriormente”, destacou a Prefeita Adriane Lopes.

A Sisep ressaltou que ainda serão feitos trabalhos de reconstrução da pista, sinalização de trânsito horizontal e vertical, a restituição da ciclovia e será erguido um novo guarda corpo. Após a conclusão dos trabalhos o trecho será reaberto ao tráfego de veículos.

“O Lago do Amor é um cartão postal de Campo Grande e muito usado, principalmente por moradores da região como área de lazer e atividade física, ficamos muito felizes em ver o início desses trabalhos para recuperar o local. Sabemos que muitas vezes a força da natureza acaba trazendo alguns prejuízos, mas faz parte. Agora é recuperar e que bom que a Prefeitura iniciou os trabalhos”, ressaltou Patrícia Junqueira, moradora do Pioneiros e que costuma fazer caminhadas à beira do lago.

Nesta semana foram feitos trabalhos de supressão de vegetação, movimentação de terras e instalação do canteiro de obras. Com a diminuição dos índices pluviométricos na estação do outono, a Prefeitura pretende sanar os problemas causados pelas chuvas, bem como se preparar para que não se repitam no futuro.

“Sabemos da relevância que este ponto tem, é ponto de acesso para a Universidade Federal, para o Hospital Universitário. Em até120 dias, o trânsito na região será normalizado, do mesmo modo que a rotina dos que utilizam esses espaços em torno do lago”, salientou Domingos Sahib Neto, secretário de serviços públicos e infraestrutura do município.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *