25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura e Estado entregam novas unidades e garante segurança e dignidade a mais famílias no José Teruel

Ao todo 77 famílias do reassentamento já receberam as chaves da casa própria

Publicado em 21/10/2022 3:41 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mais 15 unidades habitacionais foram entregues nesta manhã (20) no Residencial José Teruel Filho, região do Anhanduizinho. Ao todo 77 famílias do reassentamento já receberam as chaves da casa própria, parceria da Prefeitura de Campo Grande com o Governo do Estado, que garante segurança, dignidade e qualidade de vida a população.

Ao entregar as novas casas, a prefeita Adriane Lopes conversou com os moradores e destacou o trabalho da gestão na área da habitação. “Entregamos hoje mais 15 chaves e, com isso, mais famílias estão na segurança do seu lar. Seguimos trabalhando e acompanhando as obras, levando desenvolvimento para os bairros e buscando parcerias para garantir justiça social e dignidade para a população da nossa capital”.

Mãe de 4 filhos, Adrielle Souza Silva morou por 11 anos em um barraco montado na antiga ocupação da Cidade de Deus. Ela comemora a segurança que a casa de alvenaria vai proporcionar à família. “Nós já fomos roubados duas vezes, porque no barraco qualquer chute derruba a porta, e agora é um alívio ter uma casa, poder dar mais segurança aos meus filhos”, explicou ela, que já planeja dividir os cômodos da casa deixando uma área de estudo para as crianças estudarem.

“Quero que eles estudem, se formem e que tenham uma vida melhor que a minha”, comentou Adrielle, que vai poder trazer o filho mais velho, que tem paralisia, para morar na casa. Hoje ele mora com a vó. “Quero dar uma nova oportunidade para as crianças”, diz ela, que recebeu as chaves da casa nova próximo a data de seu aniversário de 31 anos, comemorado no próximo sábado (22).

Wanessa Ferreira Roberto, 40 anos, também recebeu a chave hoje. Morando em barraco há 12 anos, ela e os 5 filhos comemoram a casa nova, e elegem o banheiro e o piso da moradia como os queridinhos da família. “Fomos para o barraco porque eu não tinha como pagar o aluguel, foram dias de muitas dificuldades, perdemos muitas coisas, mas hoje conseguimos entrar na casa, tomar banho quentinho, e brincar com as crianças no piso fresco e limpo. Antes, nosso banheiro era baixo e pouco planejado, já que eu mesmo quem construí na correria, e mesmo depois do banho, as crianças mal vestiam a roupa da escola e já estavam sujas”, lembrou ela emocionada.

Sentimentos de paz, dignidade e felicidade que também são compartilhados por Gleice Kelly Ferreira da Silva, que há um mês recebeu as chaves de sua casa no mesmo residencial. O barraco dela pegou fogo em agosto e como a unidade estava em fase de acabamento, a equipe liberou a entrada da família. “Já estamos na casa há um mês, já nem quero mais lembrar os dias de frio que entravam pelas frestas, chuva que molhava nossas coisas e vento destelhando nosso barraco. Esses tempos ficaram no passado”, disse ela já em posse das chaves e o documento na mão.

Com a entrega de hoje soma-se 77 moradias novas disponibilizadas às famílias do José Teruel Filho, conforme explicou a diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários Maria Helena Bughi. “Agora faltam apenas 21 unidades habitacionais a serem entregues na comunidade, que tiveram 98 famílias cadastradas para processo de recebimento das moradias novas”.

As famílias são provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2000 na região do Dom Antônio Barbosa, e que neste ano finalmente terá uma solução
definitiva.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *