22/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura anuncia convocação de 100 novos Guardas Civis Metropolitanos

A Guarda Civil Metropolitana tem atualmente 1.103 guardas

Publicado em 29/03/2023 4:18 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande vai convocar mais 100 guardas civis metropolitanos, aprovados no último concurso ainda esta semana. A convocação foi anunciada durante solenidade que antecedeu a palestra “Saúde mental no trabalho e prevenção do comportamento suicida para os agentes da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande”, na manhã desta terça-feira.

Ao som de Real the World, canção de Michael Jackson que fala de esperança e da construção de um mundo melhor para todos, executada pela Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana, a palestra promovida pela Prefeitura da Capital através da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), por meio do Núcleo de Atenção Biopsicossocial, teve início com o objetivo de tornar público a prevenção ao suicídio e a valorização profissional aos novos servidores da Segurança Municipal. Na plateia, os 96 novos agentes da Guarda, que tomaram posse em fevereiro.

Em seu pronunciamento, a Prefeita Adriane Lopes saudou os recém-empossados e falou da importância do cuidado com a saúde dos servidores. Como forma de valorização e fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana, a Prefeita anunciou a convocação de 100 candidatos aprovados, ainda nos próximos dias. “Estamos organizando um lugar que comporte receber e atender a todos para encaminharmos o edital para publicação ainda esta semana”, finalizou.

A Chefe do Executivo destacou ainda outras ações voltadas ao cuidado da saúde psicológica dos funcionários públicos municipais. “Na Secretaria Municipal de Assistência Social, nós criamos o Cuidando de quem Cuida, que hoje é referência para toda a Prefeitura de Campo Grande. Na Secretaria de Educação temos o Valorização à Vida, criado após o momento mais crítico da pandemia que inicialmente dava suporte exclusivamente à educação, hoje atende diversas instituições e contribui de maneira significativa com a evolução e o bem-estar das pessoas. Com a Guarda não é diferente. Esse atendimento continuado foi um pedido nosso ao secretário para que tenhamos uma guarda saudável no mais amplo sentido”, salientou.

O Secretário titular da Sesdes, Anderson Gonzaga da Silva Assis explicou que a palestra realizada pelo capelão voluntário da Sejusp, Rodolfo Saab é parte do treinamento oferecido aos integrantes da Guarda ao ingressarem.

“Promover o bem-estar dos nossos servidores é, sem dúvidas, uma de nossas prioridades. Essa é apenas uma das muitas ações que realizaremos voltadas à valorização humana. Um servidor bem consigo, saudável do ponto de vista físico, emocional e psicológico, além de ser mais produtivo e prestar um serviço de melhor qualidade, custa menos aos cofres do município, uma vez que não precisa se afastar de suas atividades por estar doente”, lembrou.

A Guarda Civil Metropolitana tem atualmente 1.103 guardas, todo o efetivo é atendido e acompanhado pelo Núcleo de Atenção Biopsicossocial. Ativo desde 2015, o setor está instalado nas dependências do Horto Florestal, no centro de Campo Grande e atende 24 horas por dia. Segundo Guilherme Gonçalves de Oliveira, gestor do núcleo, o trabalho realizado por eles é de múltiplas frentes.

“Nós assistimos os servidores que esteja passando por problemas relacionados a questões bio, que remete à vida; psico, psicológica; e social, que é a vida social da pessoa ou de algum familiar. Esse atendimento pode ser solicitado pelo próprio servidor, pode ser iniciado por meio de uma indicação de um colega de trabalho que percebeu que aquele indivíduo não está bem ou até mesmo através do RH. A partir da identificação do problema e do tipo de cuidado que essa pessoa precisa, nós encaminhamos para o atendimento apropriado”, esclareceu.

O GCM J. Lucas faz parte do grupo empossado recentemente, ele se disse orgulhoso por fazer parte da Guarda e muito satisfeito com o suporte que ele e os colegas têm recebido para o cumprimento da missão. “É a realização de um sonho entrar para a Guarda e estando aqui, a cada dia vemos e vivenciamos todo o investimento na nossa preparação para que tenhamos totais condições de prestar o melhor serviço à população campo-grandense”.

Núcleo de Atenção Biopsicossocial – SESDES

Endereço:
Rua Joel Dibo, 1 – Vila Carvalho
(No Horto Florestal, atrás da Biblioteca Municipal)

Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h / 13h às 17h30

Contatos:
99218-4425 – Guilherme
99252-2305 – Colman
99275-3108 – Amaral

E-mail: [email protected]


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *