19/07/2024 - Edição 550

Campo Grande

Prefeitura amplia Programa Movimenta Campo Grande com nova modalidade esportiva olímpica

Oficinas esportivas ocorrem no CRAS do Aero Rancho e na Praça Elias Gadia e atendem atualmente 80 alunos, com idade a partir dos sete anos

Publicado em 23/10/2023 11:37 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), inseriu em seu rol de atividades do Programa Movimenta Campo Grande, mais uma modalidade esportiva, o Flag Futebool, que recentemente também foi incluída também pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nos Jogos Olímpicos.

O jogo é semelhante ao futebol americano e consiste em usar um cinto de fita (flag). A regra é tentar derrubar o jogador adversário com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita e parar o ataque. A categoria esportiva pode despertar o interesse de jovens atletas, que se inspiram em esportistas de elite e sonham em alcançar o topo de suas respectivas modalidades esportivas.

“Essa oportunidade de conexão com o universo olímpico pode ser o incentivo necessário para que esses atletas se dediquem ainda mais aos treinamentos e à busca pela excelência na prática esportiva. O MovimentaCG se consolida como uma iniciativa de vanguarda, que acompanha as transformações do esporte e busca oferecer à população mais oportunidades de se movimentar, se divertir e de praticar esportes”, aponta o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad.

Ainda segundo Mommad, a inclusão reflete a constante atualização da Funesp em relação às tendências e evolução do universo esportivo. O fato de o COI ter recentemente adicionado essa modalidade aos Jogos Olímpicos ressalta a sua importância e popularidade crescente.

O Movimenta Campo Grande, agora com mais uma modalidade olímpica, se torna um programa cada vez mais completo e abrangente, atendendo uma gama ainda maior de interesses e necessidades esportivas da comunidade.

Prova do incentivo que a Fundação já vem fazendo, foi o benefício do Auxílio Atleta, concedido a atleta de Flag Football, Milena Ajiki Lopes, que viajou para Charlotte, cidade na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para disputar o Campeonato Intercontinental de Flag, em julho deste ano.

A agente social Lidiane Lira Alves, responsável pela orientação das aulas e atleta e presidente do Cobrarés Flag Foottball, única equipe amadora feminina aqui do Estado, Campeãs Nacional 2019, comenta sobre a importância do esporte.

“Além de tirar as crianças das ruas e dos celulares, são elas que vão dar continuidade e visibilidade para a modalidade. Campo Grande foi a primeira cidade a oferecer essa categoria esportiva para a população de forma gratuita e contratar uma professora específica. A ideia de incluir a modalidade no Movimenta CG foi através de diálogos com o poder público, falando da importância do esporte”, disse a agente.

Isabelly Monteiro, 17, atleta que pratica a modalidade há cinco anos e que hoje treina pela oficina oferecida pelo MovimentaCG, na Praça Elias Gadia, fala como veio seu interesse pelo esporte e o que a Prefeitura está proporcionando à população.

“Eu tinha ido ao Parque Elias Gadia com a minha mãe e encontrei duas amigas minhas que participavam do projeto de Flag ali no parque. Elas me convidaram para experimentar o esporte e eu aceitei. No primeiro treino eu já tinha me apaixonado pelo Flag, daí em diante não parei mais. É gratificante ver que a Prefeitura dá oportunidade a esportes não tão conhecidos. Agora que o Flag é olímpico eu espero que cresça o interesse das crianças e jovens pelo esporte”.

Rosilene Rocha Palassom, mãe de um dos alunos praticantes do Flag acredita que a prática da modalidade pode auxiliar seu filho na concentração. “Gosto porque é uma modalidade diferente, ele precisa exercitar a habilidade física com raciocínios. Na família, ele tem um tio que gosta muito de futebol americano e como o flag é parecido, eles curtem conversar bastante sobre o assunto”.

Reginaldo Omido Junior, pai do atleta Ítalo Omido, 13 anos, fala da importância da atividade para seu filho. “Meu filho começou a fazer o flag há uns cinco anos atrás, hoje ele está com 13. A prática começou por indicação de um colega de sala de aula que fazia e o convidou para participar. Desde então nunca mais ele quis parar de fazer, se identificou muito. Ele gosta de esportes americanos, além do flag, faz basquete, mas o flag é o que ele mais gosta”.

As oficinas atendem atualmente 80 alunos, com idades de sete anos acima. As aulas de Flag funcionam em dois locais, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Aero Rancho, das 13h às 17h, nas segundas e sextas-feiras e na Praça Elias Gadia, de segunda e sextas-feiras, das 18h às 21h.

Serviço

Para realizar a inscrição o interessado deve procurar a professora responsável pela atividade no local, em horários das aulas, onde são realizados os treinos e verificar a disponibilidade de vagas.

A Praça Elias Gadia fica localizada sito a Rua Albert Sabin, na Vila Taveirópolis. O CRAS Aero Rancho, fica localizado na Rua Globo de Ouro, 860 – Jardim Aero Rancho.

MovimentaCG

O Movimenta visa ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *