25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

O que fazer após podar uma árvore? Saiba onde descartar corretamente os resíduos sólidos, como folhas e galhos

Em Campo Grande, os sedimentos podem ser descartados nos cinco Ecopontos distribuídos pela cidade

Publicado em 12/06/2023 8:43 - Gabrielle Tavares – G1MS

Divulgação Foto: Divulgação/Solurb

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Considerada como a “Cidade das Árvores”, as espécies estão presentes em diversas casas de Campo Grande. Embora embeleze a cidade e faça bem para o meio ambiente, as árvores também precisam de poda regular, principalmente para evitar dano à fiação elétrica e perigo à população. Mas o que fazer com os resíduos após a poda feita corretamente?

De acordo com a legislação federal, é responsabilidade de cada município realizar a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. Serviço que pode ser feito pela própria prefeitura ou terceirizado para uma empresa privada.

Em Campo Grande, a concessionária responsável pelo manejo é a Solurb. No entanto, ela não realiza serviço domiciliar de coleta de resíduos de pequenos volumes.

A população deve descartar esses sedimentos nos cinco Ecopontos distribuídos pela cidade, que são preparados para receber entulhos, galhos e poda de árvores, além de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos. O limite é que cada usuário descarte até 1 m³ por dia.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. O descarte é gratuito, e cada container é sinalizado para cada tipo de resíduo em específico.

Confira onde estão os Ecopontos:

– Nova Lima – Rua Pacajús, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, bairro Jardim Vida Nova;

– Panamá – Rua Sagarana, esquina com a Av. José Barbosa Rodrigues, bairro Panamá;

– União – Av. Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, bairro União;

– Noroeste – Rua Piraputanga, esquina com a Rua Guarulhos, bairro Jardim Noroeste;

– Moreninha – Rua Copaíba, entre a Rua Antônio David Macedo e Rua Amado Nogueira de Moraes, bairro Moreninha;

Quando podar uma árvore?

É necessário ficar atento aos sinais que as árvores dão quando precisam ser podadas. Os mais comuns são os galhos secos; risco iminente à fiação elétrica; risco à residência onde a árvore está; infestação de insetos, como os cupins; fins estéticos; e até para o aumento da produtividade, em caso de árvores frutíferas.

No entanto, a presença de um profissional habilitado para o serviço é imprescindível, e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis.

O coordenador de construção e manutenção da Energisa, João Ricardo Nascimento explica que a poda das árvores que estão comprometidas por causar riscos à população, ou por danificar muros e calçadas, é responsabilidade de cada município. Contudo, a concessionária atua com a poda onde a vegetação está em contato com a energia elétrica, situação que pode ocasionar acidentes com choques, rompimentos de cabos e até curto circuito, gerando interferência no fornecimento de energia.

A poda é realizada de maneira que apenas os galhos que estão em contato com a energia elétrica sejam retirados, sem que haja prejuízo na estrutura da espécie. Nesses casos, os resíduos são recolhidos posteriormente e descartados em uma empresa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *