21/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Jogos Municipais dos Idosos reúnem mais de 500 participantes nesta edição

Asilo São João Bosco inaugura obras e garante mais conforto e segurança aos idosos

Publicado em 30/06/2023 11:33 - Semana On

Divulgação PMCG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com muita festa, descontração e torcidas organizadas, a Prefeitura Municipal abriu ontem (29) a 20ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos (JOMI 2023), no Centro Municipal de Treinamento – CEMTE, da Fundação Municipal de Esporte – Funesp. As competições seguem até o dia 20 de julho.

O evento, que contou com 11 equipes cadastradas e 510 idosos inscritos para competir, lotou o Centro de Treinamento. As torcidas vieram todas uniformizadas e a energia desses grupos tomou conta do local.

A ação faz parte do calendário esportivo da Prefeitura de Campo Grande. Os jogos, que haviam sido suspensos na pandemia da Covid-19, retornaram neste ano de 2023. A maioria dos grupos participantes são de instituições municipais dos Centros de Convivência do Idoso (CRAS), Centros de Referência de Assistência Social e de outras intuições.

Os atletas participantes irão disputar as seguintes modalidades: Damas, Natação, Tênis de Mesa, Atletismo, Xadrez, Bocha, Bozó, Concurso de Dança, Dominó, Malha, Sinuca, Truco ponto acima e Voleibol adaptado.

A primeira disputa da noite foi na modalidade esportiva do voleibol adaptado, entre as equipes da AABB x Conssol.

Rosemari Oliveira, 62 anos, da equipe da AABB, vai competir no vôlei adaptado e arremesso de pelota. Ela treina há um ano e meio, e menciona sua motivação de participar dessa edição do JOMI. “Quando entro na quadra eu esqueço de tudo. Depois que comecei a treinar não parei mais. O evento está muito bem organizado, está lindo”.

Areta Gutierres, 74 anos, participa pela segunda vez do campeonato pelo CCI Vovó Ziza. A atleta vai disputar vôlei e pelota nessa edição. A idosa contou o que essa atividade proporciona para a sua saúde. “Ajuda no bem-estar. Com a prática da atividade física houve uma melhora na saúde, na estabilidade física, posso dizer de 100%. Não tenho problema com medicação, mas felizmente não preciso”. Na edição anterior, ela ficou em segundo lugar no jogo de malha.

As instituições participantes são o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação – ACP, A.A.B.B, Sistema Integrado de Economia Solidária – CONSOL, FÊNIX, Instituto Sangue Bom – HRTO, os Centro de Convivência do Idoso (CRAS) Vó Ziza e Jacques da Luz e os Centros de Referência de Assistência Social Canguru, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida e Vila Nasser.

O campeonato tem por objetivo desenvolver o intercâmbio entre as pessoas idosas atletas atuantes na sociedade, fomentando a prática esportiva, de recreação e lazer para esta faixa etária. O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual. A competição segue até o dia 20 de julho.

A Fundação Municipal de Esporte vai premiar os atletas com medalhas para os classificados em 1º, 2º e 3º lugar, além de troféus para o 1º, 2º e 3º colocados por modalidade.

Asilo São João Bosco inaugura obras e garante mais conforto e segurança aos idosos

O Asilo São João Bosco, entidade cofinanciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), inaugurou nesta semana obras que irão levar mais conforto e otimizar o atendimento aos idosos assistidos pela entidade.

Ao todo foram investidos mais de R$ 3 milhões nas obras, que envolve a ampliação da área, construção de uma nova guarita – que vai reforçar a segurança e o controle de entrada de visitantes e funcionários, reforma de toda a extensão do muro do imóvel e instalação de placas fotovoltaicas. A expectativa é reduzir o valor da conta de energia em 60%.

Os recursos foram oriundos do Fundo Municipal do Idoso (FMI) e empresas parceiras. Os valores do Fundo são deliberados e fiscalizados pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), órgão responsável pela partilha dos recursos com as organizações que atendem idosos. Após essa divisão, a SAS realiza a tramitação do processo para utilização do recurso, que por meio de plano de trabalho direciona os investimentos. Cada entidade utiliza o recurso de acordo com suas prioridades, mas sempre com foco em atender as necessidades do público atendido, neste caso do asilo, os idosos.

Os idosos também ganharam um salão multiuso, onde serão realizadas atividades pedagógicas, festas e eventos, ampliando o espaço recreativo. Além disso, foi construída uma loja onde funcionará um bazar para a venda de roupas e acessórios que terão os recursos revertidos para ajudar nas despesas da entidade.

Entidade centenária

O presidente do asilo, Gersino José dos Anjos, destacou o empenho das empresas, além de colaboradores que também contribuíram para que as obras fossem concluídas, e ressaltou a importância das ajudas mensais. “Fizemos uma reforma estrutural, mas não podemos esquecer das ajudas para manter as despesas mensais com a entidade. Queremos atender sempre melhor e por isso agradeço a todos os envolvidos que nos ajudam sempre”, pontuou.

A superintendente do asilo, Cleo Shamah, disse que novos investimentos estão sendo programados para a aquisição de mobiliários, além de uma nova etapa de obras que irá marcar os 100 anos da instituição.

O secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes, participou da cerimônia de entrega das obras e ressaltou a importância das parcerias entre as empresas que fazem doação para o Fundo Municipal do Idoso.

“As obras de ampliação foram construídas com esses recursos, melhorando a qualidade de vida dos idosos e proporcionando bem-estar a eles”, afirmou o secretário.

O asilo conta com 110 colaboradores em diversas áreas, que garantem o atendimento de 90 idosos. A Prefeitura de Campo Grande realiza um repasse anual à entidade no valor de R$ 3.228.300,00, para o atendimento de 85 idosos. As vagas são reguladas pela SAS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *